Como ter sonhos lúcidos: conheça o método definitivo (97% eficaz!)

É um fato: o universo dos sonhos desde sempre se mostrou como algo mágico. É um mistério que desperta um profundo interesse, tanto na comunidade científica, quanto no público em geral. Certamente você sabe como sonhar, mas será que sabe como ter sonhos lúcidos?

Nosso sistema nervoso é capaz de criar ambientes inventados e narrativas ficcionais sem receber apenas estímulos do mundo exterior. Isso nos faz buscar o significado para os sonhos.

É comum do ser humano tentar relacionar o que se sonha com os objetivos de vida. Até mesmo se perguntar se essas alucinações têm algo a ver com realidades alternativas.

No entanto, há outro fator que faz com que o interesse potencial que temos no estudo dos sonhos seja elevado ao quadrado. É sobre a existência de sonhos lúcidos.

Não se preocupe, pois a ciência comprova que não há riscos envolvidos.

O que é um sonho lúcido?

O sonho lúcido é aquele tipo de sonho consciente em que estamos certos de que o que enfrentamos não é real.

A pessoa que experimenta sonhos lúcidos, em suma, está imersa em situações oníricas nas quais as alucinações se misturam com a consciência de estar sonhando.

Em adição, esse fato é, muitas vezes, levado para o surgimento da possibilidade de modificar o que se está vivendo no sonho. Ou seja, a possibilidade de se controlar sonhos.

Imagine como seria transformar a cena do sonho em uma espécie de quintal mágico de recreação onde os desejos se tornassem realidade. Isso, é claro, faz com que muitas pessoas desejem ter sonhos lúcidos, embora não seja fácil conseguir.

O sonho lúcido é um fenômeno comprovado pela ciência, como visto no site da Revista Galileu (clique aqui para acessar). Em outras palavras, é sobre perceber que está sonhando, ainda dentro do sonho.

Esse tipo de sonho acontece principalmente durante a fase REM do sono. Veremos mais detalhes sobre isso ao longo do artigo.

Vantagens dos sonhos lúcidos

Como sabemos, o sonho lúcido é o sonho em que você se torna consciente de que está sonhando. Essa simples realização aciona sua consciência, permitindo que você faça qualquer coisa legal.

Veja algumas de suas vantagens em seguida.

Explorar os sonhos vívidos com clareza

Tudo o que você vê, ouve, toca, prova e cheira será tão autêntico quanto a realidade. Pode ser realmente alucinante descobrir esse universo virtual e entender como ter um sonho lúcido.

Realizar fantasias

Com os sonhos lúcidos, você pode:

  • Sobrevoar montanhas;
  • Fazer sexo com determinadas pessoas;
  • Transformar-se em alguém mais jovem ou mais velho;
  • Viajar no tempo;
  • Ver dinossauros;
  • Lutar com ninjas;
  • Conhecer seu herói preferido;
  • Visitar planetas alienígenas.

Superar problemas psicológicos

Controlar sonhos oferece a segurança do ambiente. Você pode enfrentar seus medos, fobias, ansiedades, pesadelos e traumas passados.

Tocar sua criatividade interior

Ao entender como ter um sonho lúcido, você aprende algo mágico, formas surreais e inesperadas de sonhar e criar.

É possível compor músicas, buscar imagens artísticas originais e resolver problemas técnicos, assim como pessoas famosas fizeram.

Aprenda a ter sonhos lúcidos memoráveis.

6 táticas para ter mais sonhos lúcidos

Certo, agora você já sabe um pouco sobre o que são os sonhos lúcidos e o que eles podem fazer por você. Portanto, vamos falar sobre algumas maneiras de realmente induzi-los e ter como controlar os sonhos.

Começaremos com o básico. A coisa mais importante que você pode fazer para liderar o caminho para o sonho consciente é ter um diário de sonhos. Isso irá melhorar o seu recall dos sonhos, ou seja, a lembrança daquilo que você sonha.

As chances são de que você provavelmente não se lembre da maioria dos sonhos que tem. Certo?

Mas escrevê-los todos os dias gradualmente ajudará a formar memórias mais concretas. Afinal, de que adianta aprender sonhos lúcidos se você não consegue lembrar?

E a segunda coisa mais importante é praticar os testes de realidade. Com isso, nos perguntamos ao longo do dia “estou sonhando?”.

Com o tempo, essas verificações repetidas penetram em seu subconsciente como sinais de sonhos, desencadeando a percepção de que você está sonhando. Portanto, aqui você está a controlar sonhos, tornando-os lúcidos.

Os testes de realidade, conhecidos pela comunidade onironauta como reality checks, para que sejam mais eficazes, devem sempre envolver algo impossível de acontecer na vida real.

Uma pesquisa de 2017 da Escola de Psicologia da Universidade de Adelaide traz alguns insights interessantes sobre o assunto. Clique aqui para conferir.

Por exemplo, se você tem um cachorro, pode cumprimentá-lo e esperar que ele responda. Se ele responder, é claro, você está sonhando, pois isso jamais poderia acontecer no estado desperto. Isso é um teste de realidade.

Então, vamos ver agora 6 táticas diferentes que você pode usar para ter mais sonhos lúcidos.

1. Hipnagogia

Se você nunca ouviu falar de hipnagogia antes, pode parecer um pouco estranho. Mas, tenha certeza, não é nada para se ter medo.

Estamos falando aqui sobre os padrões de redemoinhos coloridos que aparecem na parte de trás de suas pálpebras enquanto você está cochilando.

Esse é um sinal de que você está no estado de fronteira – meio adormecido, meio acordado – onde nasce o sonho consciente.

Através de métodos de visualização, podemos usar essa hipnagogia visual para fazer a transição para o sonho lúcido.

Essa é uma das dicas mais eficazes que você pode seguir, ou seja, uma grande oportunidade para melhorar e aumentar os sonhos lúcidos.

2. Sono REM

Você precisa saber que os sonhos lúcidos ocorrem (principalmente) durante o sono REM.

Primeiro, entenda que você dorme em ciclos de 90 minutos e que, a cada noite, você tem de 4 a 6 desses ciclos, em média.

O sono REM (ou Rapid Eye Movement – Movimento Rápido dos Olhos) acontece no final de cada ciclo e principalmente nos últimos ciclos, quando estamos mais próximos de acordar.

Assim, ao manipular os padrões de sono, podemos direcionar as fases do sono REM, aprendendo como controlar os sonhos.

A maneira mais fácil e popular de fazer isso é com a técnica Wake Back to Bed (WBTB), algo como “Acordar e Voltar a Dormir” ou “Acordar e Voltar Para a Cama”, em tradução livre.

Essa técnica gira em torno de enganar o relógio do seu corpo, fazendo com que você levante da cama em determinado momento e volte a dormir depois de passar alguns minutos fazendo alguma atividade que exija sua concentração.

Outra técnica também bastante utilizada é a MILD (Mnemonic Induction of Lucid Dreams), ou “Indução Mnemônica de Sonhos Lúcidos”.

Resumidamente, antes de dormir, você deve repetir para si mesmo que terá um sonho lúcido.

Depois de dormir por 4 ou 6 horas, você deve acordar e anotar os sonhos que teve. Então, deve voltar para a cama pensando no sonho que teve e com um teste de realidade em mente.

Por fim, tente voltar para o mesmo sonho e, ao fazer o teste de realidade, se tornar lúcido.

3. Paralisia do sono

Você já teve aquela sensação horrível de estar acordado, mas seu corpo parecer congelado e preso à cama, incapaz de se mover?

Se você tem (ou teve) essa experiência vez ou outra, não está sozinho. É mais comum do que se pensa, com até 40% dos adultos vivenciando essa experiência ao menos uma vez na vida.

Para entender a paralisia do sono, precisamos conceituar outro fenômeno que ocorre durante o sono REM: a atonia. É quando ocorre uma perda temporária do tônus muscular, onde apenas os olhos e a musculatura da respiração permanecem ativos.

A atonia serve para nos proteger enquanto sonhamos. Afinal, se reagíssemos fisicamente ao conteúdo dos nossos sonhos, poderíamos nos movimentar, chutar e fazer coisas perigosas.

Agora vem a explicação: a paralisia do sono ocorre quando acordamos durante a atonia.

Em palavras mais simples, a paralisia nada mais é do que seu corpo dormindo enquanto sua mente está tentando acordar.

Bem, a coisa maravilhosa sobre controlar sonhos é que, com uma simples mudança de mentalidade, você pode facilmente converter a paralisia do sono em um sonho lúcido instantâneo.

Sim, é isso mesmo: nem todas as paralisias precisam se transformar em pesadelos.

Em outro artigo aqui do blog, falo com mais detalhes sobre como transformar paralisias do sono em sonhos lúcidos. Vale a pena conferir.

4. Vitamina B6

Estudos já comprovaram que a vitamina B6 ajuda na memória dos sonhos, ou seja, se torna mais fácil lembrar aquilo que você sonha.

É, também, um ótimo passo para aumentar a incidência dos sonhos lúcidos, já que o fenômeno também é facilitado pela melhor memória onírica.

Os seus melhores sonhos lúcidos estão aqui!

5. Som binaural

Se os suplementos não lhe agradarem para controlar sonhos, você pode se interessar pelas batidas binaurais. São faixas de áudio especiais que você ouve antes de dormir.

O som binaural, embora não comprovado pela ciência, pode influenciar diretamente as suas ondas cerebrais e, assim, trazer benefícios incríveis para seu dia a dia.

Para um grande número de pessoas, isso realmente pode ajudar a entrar em um profundo estado de meditação que é perfeito para ter como controlar os sonhos. O ideal é usar fones de ouvido.

Há vários vídeos na internet com faixas de som binaural. Vale a pena conferir.

E por falar em estado de meditação, talvez você queira ler, também, sobre como usar a auto hipnose na indução de sonhos lúcidos.

6. Bônus: Galantamina

Deixei a galantamina para o final, como um bônus, por alguns motivos.

Primeiro porque, no Brasil, a galantamina é um medicamento vendido apenas com prescrição médica, ao contrário do que acontece nos Estados Unidos, onde é possível obtê-la livremente em forma de suplemento.

Segundo porque, por ser um medicamento, ela não deve ser utilizada especificamente para obter sonhos lúcidos. Eles podem surgir como um efeito do medicamento, mas não é sua principal função.

Enfim, se você tem interesse em saber mais sobre a galantamina e os sonhos lúcidos, dê uma olhada nesse conteúdo completo sobre o assunto que já publiquei aqui no blog.

Conheça O Nexxus, método para você ter seu primeiro sonho lúcido em 20 dias

Todas essas dicas de como ter sonhos lúcidos e como controlar os sonhos são muito eficazes e importantes na jornada de quem quer se tornar um onironauta. Porém, apenas ler esse artigo e praticar o que foi ensinado aqui não vai garantir que você se torne um sonhador lúcido.

Depois de estudar o assunto por mais de 7 anos, eu desenvolvi um método 97% eficaz, testado por 85 voluntários, para que você possa ter o seu primeiro sonho lúcido em até 20 dias.

Os resultados podem variar de acordo com as particularidades de cada indivíduo, é claro, mas as suas chances são enormes. Em muitos casos, é possível obter sucesso em até uma ou duas semanas.

O método é um e-book que você pode acessar de qualquer dispositivo através do seu login da plataforma Hotmart. Não se preocupe, pois o processo é bastante simples.

Assim que você clicar no link para comprar O Nexxus, você criará uma conta para realizar o pagamento e, automaticamente, já obterá as informações de que precisa para acessar o material.

E você não tem nada a perder: se você não tiver seu primeiro sonho lúcido em 20 dias, ainda te dou mais 10 dias para continuar tentando. Assim, se em 30 dias você não conseguir, é só pedir o valor do seu investimento de volta.

Ou seja, não custa nada fazer o teste. Você, literalmente, não tem nada a perder.

Você quer adentrar hoje mesmo esse mundo maravilhoso dos sonhos e descobrir as maravilhas que ele pode fazer por você? Clique no banner abaixo e acesse O Nexxus!

Por Giovanna Cóppola

Estudo e pratico os sonhos lúcidos desde 2012, mas sou apaixonada pelo universo onírico desde quando me entendo por gente. Desenvolvi O Nexxus, método exclusivo de sonhos lúcidos, com 20 capítulos e 20 exercícios diários para você ter seu primeiro sonho lúcido em até 20 dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *