“Os sonhos lúcidos são perigosos”. Certamente você escutará essa frase quando pesquisar sobre o assunto. Entretanto, eu estou aqui para te mostrar a verdade sobre isso.
Um sonho lúcido, como você já deve imaginar, é um sonho no qual o sonhador tem a consciência de estar sonhando. Ao perceber essa condição, o sonhador pode tomar algumas decisões a respeito do que acontece no sonho.
Muitas pessoas podem achar isso perigoso. Afinal, você pode tomar a decisão de fazer coisas que são impossíveis no mundo real, como voar, ficar vários minutos embaixo da água sem respirar ou qualquer outra atividade que represente um grande risco para sua existência.
Entretanto, o que acontece é justamente o contrário. Não há riscos. Na verdade, os sonhos lúcidos são libertadores e transformadores.
Nos próximos parágrafos, vamos ver como um sonho lúcido funciona a partir de estudos científicos, como você pode controlá-lo, o que fazer para ter um sonho lúcido e, claro, conhecer a resposta definitiva para a pergunta: “É perigoso ter sonhos lúcidos?”
Como funciona um sonho lúcido? Qual é o seu aspecto científico?
Se você acredita que os sonhos lúcidos são perigosos, começarei mostrando seu funcionamento a partir da ciência.
O sonho consciente, outra forma de se referir ao sonho lúcido, está ligado ao sono REM (abreviação do inglês de Rapid Eye Movement ou Movimento Rápido dos Olhos). Neste caso, a atividade cerebral da pessoa é semelhante a quando ela está acordada, por isso, os sonhos tendem a ser mais intensos.
O corpo fica paralisado no sono REM, mas os olhos ainda podem se mexer, mesmo com as pálpebras cerradas. Assim, pesquisas em torno do sono REM passaram a ser desenvolvidas enquanto uma possibilidade de estudar a psicofisiologia do sonho.
No dia 12 de abril de 1975, Keith Hearne, psicólogo e pesquisador inglês, conduziu experimentos em um laboratório do sono no departamento de Psicologia da Universidade de Hull, na Inglaterra, a fim de provar que era possível alcançar a lucidez durante um sonho, ou seja, perceber que se estava sonhando.
Os resultados mostraram que era possível obter consciência durante um sonho e, nesse momento, ficou cientificamente provada a existência dos sonhos lúcidos.
Em 1978, Stephen LaBerge, psicofisiologista americano, conduziu um experimento semelhante na Universidade de Stanford, nos EUA, para obter seu título de PhD em Psicofisiologia.
Até então, ele não conhecia a descoberta de Hearne, mas tinha a intenção de provar a mesma coisa em sua tese: que era possível alcançar a consciência durante um sonho. Dito e feito.
LaBerge se tornou um dos maiores nomes quando o assunto é sonhos lúcidos, estudando e divulgando amplamente o tema até hoje.
Como é ter um sonho lúcido?
Durante um sonho comum (não lúcido), quando acontece algo irreal, não nos perguntamos qual a possibilidade daquilo realmente existir. Muito menos nos damos conta de que se trata apenas de um sonho.
Por exemplo, quando sonhamos com um artista falecido, com um personagem de desenho animado ou quando atravessamos uma parede durante um sonho, acabamos não nos perguntando como aquilo foi possível ou se realmente existiu. Apenas acabamos levando como uma piada quando acordamos depois, pensando coisas do tipo “não acredito que não percebi que estava sonhando!”
Nesse caso, nosso cérebro não entende que está em contato com o imaginário. Por isso, age dessa maneira. Assim, nossa atitude durante o sonho é agir como se tudo fosse natural, como se nada de estranho estivesse acontecendo.
Já em um sonho lúcido, a pessoa tem consciência do que está acontecendo e pode agir sobre o cenário que assiste. O indivíduo consegue manipular as coisas que acontecem. É nesse momento que muitas pessoas têm dúvidas se é perigoso ter sonhos lúcidos.
Nos sonhos lúcidos, quando acontece algo que não pode existir no mundo real, como um gato ou um cachorro começar a falar, o sonhador toma consciência, percebendo uma distinção entre o mundo onírico e a realidade.
Um sonho lúcido não é um simples acontecimento, mas uma possibilidade de descobrir mais sobre o funcionamento do cérebro humano.
O sonho consciente tem sido utilizado para ajudar pessoas no aprendizado, para desenvolver características específicas e até para fins terapêuticos.
Uma pessoa que tem medo do mar, por exemplo, pode usar um sonho lúcido para enfrentar tal situação.
Assim, afinal, sonhos lúcidos são perigosos? A resposta é não. Muito pelo contrário. Eles podem te ajudar a superar traumas, a alcançar uma melhor performance e a conhecer mais sobre você mesmo.
Se você está interessado nos sonhos lúcidos, certamente já leu ou escutou algo em que alguém diz que é perigoso ter sonhos lúcidos. Entretanto, não há qualquer comprovação científica a respeito disso. Muito pelo contrário, essa afirmação é sempre rebatida a partir da importância dessa prática para melhorar a vida desperta do sonhador.
O sono não é um simples descanso. Os sonhos lúcidos podem te ajudar a melhorar diversos aspectos no estado de vigília.
Se eu morrer no sonho, eu morro na vida real? Como ter um sonho lúcido que não se torne realidade?
Muitas pessoas acreditam que aquilo que vivem no sonho consciente será vivenciado exatamente da mesma forma na realidade. Pensam, por exemplo, que sonhar com a morte de um ente querido ou com a própria morte pode ser um mal sinal, um indício de que aquilo realmente irá acontecer.
Entretanto, não há o que temer. Você não morrerá se sonhar com a morte. Um sonho lúcido continua sendo um sonho. A única diferença, nesse caso, é que você terá plena consciência de que está sonhando com o seu próprio óbito.
Ou seja, não é verdade que sonhos lúcidos são perigosos. Se você tiver um sonho em que uma desgraça acontece, ela não se tornará verdade, pois aquilo que está vendo não corresponde à realidade.
Como controlar os sonhos?
Existem vários estudos que comprovam que é possível controlar os sonhos. O cientista Stephen LaBerge, com 72 anos de idade no momento em que escrevo essa matéria (2019), esteve convicto disso por boa parte de sua vida, chegando a afirmar que teria um sonho lúcido em determinada noite.
Assim, para que isso acontecesse, ele promovia o controle de seu cérebro. Exercitava-o. Se o estado de lucidez se manifestasse em seu sonho, ele não o repudiaria, mas relaxaria com ele. Portanto, tinha plena noção de que tudo o que acontecia naquele momento era fruto de um sonho e não uma manipulação da realidade.
Entretanto, aprender como controlar os sonhos não é uma tarefa simples que acontece do dia para a noite. Muitas pessoas ainda não tiveram sequer um sonho lúcido. Por isso, é preciso orientação e uma certa paciência para exercitá-los corretamente.
Desde seus experimentos consigo mesmo, LaBerge destruiu a afirmação de que sonhos lúcidos são perigosos. Caso o fossem, o cientista teria usado apenas cobaias. Mas, pelo contrário, ele mesmo se exercitava para conseguir tê-los.
Existem diversas técnicas e maneiras de aprender a ter sonhos lúcidos. As melhores estão presentes no método O Nexxus.
Psicanálise e os sonhos lúcidos
Os sonhos são objetos de reflexão dessa área de conhecimento desde Freud. Por meio deles, seria possível investigar mais sobre o ego e o super ego de uma pessoa.
Hoje, com a sua aplicação na psicanálise, os cientistas têm avançado no tratamento de transtornos e distúrbios psicológicos, bem como de doenças mentais.
Há, por exemplo, um estudo da psicologia analítica e a interpretação dos personagens dos sonhos lúcidos.
É possível ter acesso às profundezas do subconsciente de uma pessoa por meio desses sonhos e, assim, fazer com que o seu tratamento seja mais efetivo. Dessa maneira, o indivíduo pode confrontar novamente essa situação e tentar resolvê-la para que não a carregue mais em sua realidade, em seus atos.
Durante o sonho consciente, ele fará uma espécie de reflexão a respeito de si mesmo e poderá lidar com situações que lhe são traumáticas.
Desde Freud já não se acreditava que sonhos lúcidos apresentavam qualquer tipo de perigo. Apesar do pai da psicanálise não ter usado o termo que ainda estava em descoberta em sua época, já sabia da importância dos sonhos para ajudar as pessoas.
Clique aqui para conhecer O Nexxus, método de sonhos lúcidos 97% eficaz.
Sonhos lúcidos são perigosos?
Diante de tudo o que vimos até aqui, já sabemos que não é perigoso ter sonhos lúcidos. Eles são importantes enquanto uma descoberta pessoal.
Uma das situações em que ele pode ser extremamente benéfico, por exemplo, é no caso de uma pessoa que tem medo de dirigir porque, quando criança, sofreu um acidente que deixou um trauma.
Essa pessoa pode utilizar os sonhos lúcidos para encarar o medo do volante, praticando aos poucos, ressignificando aquele trauma, ganhando a confiança necessária para praticar na vida desperta.
Portanto, não há nenhum perigo em ter sonhos lúcidos. Ao contrário, ele é o exercício de um controle, uma maneira de explorar sua mente para se tornar alguém melhor e resolver suas próprias mágoas, além de desenvolver habilidades e treinar coisas importantes para utilizar no dia a dia.
Não há riscos?
Não é perigoso ter sonhos lúcidos, portanto, não há riscos.
Porém, é preciso ter sempre em mente que um sonho lúcido não é uma droga e não deve ser usado como tal. Ele não é um escape da realidade, mas sim uma ferramenta de desenvolvimento e crescimento.
Aproveite o sonho lúcido para aprender algo. Mergulhe nele. Enfrente seus medos e busque uma saída. Livre-se do estresse do dia a dia, fazendo coisas impossíveis e incríveis. Divirta-se um pouco! Por que não?
Como o sonho lúcido pode ajudar?
Os sonhos lúcidos podem:
- Resolver problemas da vida real;
- Potencializar sua produtividade e criatividade;
- Estimular a confiança em si mesmo;
- Melhorar sua autoestima;
- Ajudar a enfrentar medos e traumas;
- Superar a depressão e ansiedade;
- Ajudar na comunicação em público.
São inúmeros outros benefícios que o sonho lúcido pode trazer. Cada sonhador ainda poderá descobrir um novo fator a ser adicionado a essa lista, afinal, cada indivíduo tem suas particularidades e vivenciará de um jeito especial o sonho lúcido.
Tenha seu primeiro sonho lúcido em até 20 dias!
Atualmente, o ser humano dorme de 6 a 8 horas diariamente, ou seja, cerca de 33% do seu dia. Usar esse tempo para melhorar sua performance quando estiver desperto será um diferencial em sua vida.
“Como controlar os sonhos” e “como ter um sonho lúcido” são questões que passam pela sua mente neste momento, não é mesmo?
Para atingir esses objetivos, é preciso um caminho eficiente, prático e rápido. O método O Nexxus preza por tudo isso!
Ele foi desenvolvido ao longo de 2 anos e testado por 85 voluntários com 97% de eficácia nos resultados.
Os resultados podem variar de pessoa para pessoa, é claro, mas as suas chances são enormes!
E você não tem nada a perder: se você não tiver seu primeiro sonho lúcido em 20 dias, ainda te dou mais 10 dias para continuar tentando. Assim, se em 30 dias você não conseguir, é só pedir o valor do seu investimento de volta.
Agora que você já se desfez do pensamento de que os sonhos lúcidos são perigosos, aprofunde seus conhecimentos e descubra como o sonho lúcido pode ajudá-lo a transformar sua vida.
Quero receber mais informações sobre sonhos lúcidos.
Obrigado.
Obrigada pelo comentário, Elio! Você já está adicionado na lista e, em breve, vai começar a receber os novos conteúdos diretamente no seu e-mail.