Como controlar o sonho? Primeiro, tenha um sonho lúcido!

O título do artigo pode parecer curioso, mas é justamente para algo tão importante que quero chamar a atenção logo no início: se você deseja saber como controlar o sonho, primeiro precisa ter um sonho lúcido, ou seja, precisa saber que está sonhando.

Óbvio demais? Não tão rápido.

Além disso, você precisa garantir que entrará em sono REM. Fora dessa fase, os sonhos vívidos raramente acontecem.

Você tem certeza que está acordado agora? Talvez você tenha respondido algo como “é claro que sim, essa é uma pergunta absurda!”

É exatamente esse nível de certeza, de compreensão, de consciência, que você precisa adquirir durante um sonho – e quanto mais, melhor – para que ele se torne lúcido. Assim, você pode conseguir controlá-lo.

É claro que eu estou acordado! Ou…

Na verdade, pense um pouco. Por que você tem certeza que está acordado? Por poder perceber as coisas com clareza, poder tocar e sentir sua pele, poder ver cores vívidas e brilhantes?

Durante um sonho lúcido, tudo isso pode acontecer. Os níveis de percepção nos sonhos lúcidos podem ser tão altos quanto quando estamos em vigília.

É por isso que, antes de querer controlar qualquer coisa, você precisa adquirir a consciência de estar sonhando. E como você faz isso? Através de um reality check, ou seja, uma checagem de realidade.

Pode ser que você seja um curioso do mundo dos sonhos e tenha “caído de paraquedas” nesse artigo simplesmente porque quer aprender como controlar os sonhos para fazer coisas impossíveis e encontrar seus artistas favoritos. Nesse caso, as coisas que eu disse até agora podem parecer estranhas e desnecessárias.

Esse é você:

“O que é um sonho lúcido? O que é reality check? Que história é essa de sono REM? Certeza de estar acordado? É claro! Só me ensine logo de uma vez como controlar os sonhos!”

Apressadinho!

Por outro lado, pode ser que você seja um entusiasta do universo onírico e já esteja familiarizado com a maior parte (ou a totalidade) desses termos.

Esse é você:

“Não quero ouvir mais do mesmo… já sei de tudo isso, só quero saber como controlar meus sonhos lúcidos…”

Apressadinho também!

Seja como for, eu vou esclarecer as coisas para você.

Neste artigo, além de ensinar as melhores formas de como controlar os sonhos, eu vou explicar os conceitos básicos que você precisa conhecer antes de querer tomar as rédeas de qualquer aventura onírica.

Boa leitura!

O que é um sonho lúcido?

Sonho lúcido é um sonho consciente. Em outras palavras, é um sonho no qual você sabe que está sonhando.

Como você tem essa certeza? Através de um reality check – mas, calma, pois não entraremos nesse assunto ainda.

Vamos entender mais profundamente o que é um sonho lúcido antes que possamos aprender como controlar o sonho.

A comprovação científica dos sonhos lúcidos

No ano de 1975, mais especificamente no dia 12 de abril, o psicólogo inglês Keith Hearne conduziu o primeiro experimento em laboratório, no qual conseguiu comprovar a existência dos sonhos lúcidos.

O psicólogo estava procurando uma maneira de receber um sinal de um voluntário colocado em observação durante os sonhos.

Enquanto sonhamos, diferentemente de outras partes do corpo, os olhos não ficam paralisados. O sonho acontece durante o estado REM (veremos sobre isso com mais detalhes em breve, você não precisa entender isso agora).

Dr. Hearne, então, pensou que o voluntário poderia “sinalizar” durante um sonho, através dos olhos, para confirmar que estava consciente.

Eles então combinaram um conjunto de movimentos oculares que seriam usados pelo sonhador para sinalizar que ele estava consciente em seu sonho e, basicamente, enviar uma “mensagem” do mundo dos sonhos para a vigília.

O sinal seria sete ou oito movimentos dos olhos, da direita para a esquerda. O equipamento que monitorava o sono do voluntário registraria essa ação, plotando os movimentos oculares no papel.

Bem, se os sonhos lúcidos foram comprovados nesse dia, através desse experimento, você já deve imaginar que deu certo. O voluntário enviou os sinais oculares assim que ficou consciente durante o sonho!

Uma vez acordado, ele foi capaz de descrever como ficou consciente em seu sonho e fez os sinais oculares antes de continuar com sua lúcida experiência.

Na ficção

O sonho lúcido foi popularizado por filmes como a série “Matrix” (1999 – 2021) e “A origem” (2010).

Mais recentemente, em 2017, a plataforma de streaming Netflix trouxe aos assinantes uma história sul-coreana.

O filme “Sonhos lúcidos”, do diretor Kim Joon-Sung, recebeu uma boa avaliação da crítica, além de despertar a curiosidade sobre os sonhos lúcidos, que foram apresentados de forma mais dramática no filme.

Na literatura, em “A dream within a dream”, o poeta Edgar Allan Poe escreveu: “Tudo o que vemos ou parecemos / é apenas um sonho dentro de um sonho”.

Se ele está certo ou não, é assunto para os filósofos debaterem, mas a fronteira entre sonho e realidade é algo que o sonho lúcido adora explorar.

O que é o sono REM?

Saber o que é o sono REM é outra lição que você precisa aprender antes de entender como controlar o sonho.

Muita coisa acontece no seu corpo enquanto você dorme. Uma dessas coisas é alternar entre o sono REM e o sono não-REM.

REM, em inglês, é a sigla para rapid eye movement, o que significa, em tradução livre, “movimento rápido dos olhos”.

Durante o sono REM, seus olhos se movem rapidamente em diferentes direções. Isso não acontece durante o sono não-REM.

Em um ciclo normal de sono, primeiro vem o sono não-REM, seguido de um período mais curto de sono REM e, em seguida, o ciclo recomeça. Os sonhos mais vívidos geralmente acontecem durante o sono REM.

Em linhas gerais, o primeiro sono REM acontece cerca de 90 minutos depois que você adormece. O primeiro período do REM normalmente dura 10 minutos.

Cada uma das etapas posteriores do REM fica mais longa, sendo que a última pode durar até uma hora. Sua frequência cardíaca e respiração aceleram nessa fase.

Sabe por que você tem sonhos mais intensos durante o sono REM? Porque é justamente nessa fase que o seu cérebro está mais ativo. Isso, então, aumenta suas chances de ter um sonho lúcido.

O que é reality check?

Em tradução livre, estamos falando de uma “checagem de realidade”.

Parece coisa de filme de ficção científica, mas é realmente o mais básico que você precisa aprender para conseguir ter sonhos lúcidos (e, consequentemente, aprender como controlar o sonho) com frequência.

Pense em algo que é impossível fazer em vigília.

Atravessar uma parede?

Sim…

Então, se você atravessar uma parede durante o sonho, terá a certeza de estar sonhando.

Certo?

Não…

Afinal, quantas vezes você já acordou depois de um sonho absurdo, como enfrentar monstros ou voar entre prédios enormes, e se pegou pensando “Caramba, como eu não percebi que estava sonhando?”

Então, não, fazer algo impossível em um sonho não garante que seu cérebro irá acordar, ter a percepção de que está sonhando.

Como fazer o reality check corretamente?

O reality check deve ser uma prática diária e constante, algo que você faça com frequência de modo a treinar seu cérebro para questionar a realidade. Precisa ser algo prático, acessível e confiável.

Um exemplo super simples e eficaz de reality check é tentar atravessar a palma da sua mão com o dedo. Impossível fazer isso no estado de vigília, mas totalmente possível durante um sonho.

O truque é: de 10 a 20 vezes por dia, de modo espaçado, faça o reality check, ou seja, tente atravessar a palma de uma das mãos com o dedo. Enquanto faz isso, pergunte-se “Estou acordado ou estou sonhando?”

Quando estiver em vigília, a resposta do seu cérebro será “Estou acordado”, já que seu dedo não atravessará a palma.

Aí está a cereja do bolo: quando você fizer esse mesmo reality check em um sonho, você conseguirá atravessar. Então, bingo! Seu cérebro conseguirá “virar a chavinha” para o modo “sonho”. Em outras palavras, você tomará a consciência de estar sonhando.

Esse é apenas um dos milhares de reality checks possíveis. Qualquer coisa que você imaginar, que esteja ao seu alcance durante o dia e que possa ser questionada, serve como um reality check.

Para que funcione melhor, eu recomendo que você mantenha a constância nas checagens. Encontre um reality check que funciona bem para você e faça sempre o mesmo.

Evite ficar alternando com muita frequência, pois a ideia é “acostumar” o cérebro a questionar e checar um ato específico para poder testar posteriormente no sonho.

O meu reality check é realmente simples: todos os dias, olho para as minhas tatuagens nas mãos, fecho os olhos e digo “Se, quando eu abrir os olhos, as tatuagens tiverem sumido ou mudado, é porque estou sonhando”.

Funciona sempre. Quando faço a checagem durante um sonho, geralmente as tatuagens desaparecem e, em alguns casos, até as minhas mãos somem.

Ter um sonho lúcido e saber como controlar o sonho é a mesma coisa?

Se você leu todos os tópicos anteriores com atenção, você já deve ter percebido que sonho lúcido e controle do sonho são coisas distintas.

Porém, se você ainda não entendeu isso ou se pulou direto para esse tópico, vou deixar mais claro:

  • Sonho lúcido: estar consciente de estar sonhando, mas não necessariamente controlar a narrativa do sonho;
  • Controle do sonho: controlar o que acontece durante o mesmo.

A matemática é simples: existe sonho lúcido sem controle do sonho, mas não existe controle do sonho sem sonho lúcido.

Estar lúcido é apenas estar consciente de estar sonhando. Você não precisa controlar o seu sonho para acordar no dia seguinte e dizer “tive um sonho lúcido”.

Porém, o contrário precisa acontecer, ou seja, você precisa estar em um sonho lúcido antes de querer controlá-lo de forma consciente. Se você não souber que está sonhando, como vai conseguir controlar coisa alguma?

Gosta da ideia de ter sonhos lúcidos e controlar sonhos? Então, conheça o método O Nexxus e tenha seu primeiro sonho lúcido em até 20 dias!

Posso sonhar com o que eu quiser?

Se você tem interesse em saber como controlar o sonho, é porque você quer fazer escolhas, certo? E é isso que você precisa descobrir primeiro.

Você quer controlar pessoas e outras coisas no sonho como, por exemplo, objetos e cenários? Ou então você deseja controlar apenas suas próprias ações e aventuras?

Vamos supor, por enquanto, que você é como a maioria das pessoas e deseja controlar o que faz e o que acontece no sonho.

Se você está em um sonho lúcido, pode ser que você não consiga controlar, por exemplo, cada pétala de flor que aparece no cenário. Pode ser que você não consiga controlar o quão brilhante o sol está no sonho.

No entanto, se você se concentrar nessas coisas e desejar que elas mudem, você consegue.

Então, qual é a chave para aprender como controlar os sonhos?

A chave é o foco!

Para que dê certo, você precisa focar em algo que deseja mudar e controlar. Se você não focar em algo no sonho, mesmo quando estiver lúcido, não poderá alterá-lo ou controlá-lo.

Você precisa se concentrar no que você quer mudar e perceber que, ao fazer isso, ainda haverá coisas no sonho que você simplesmente não poderá controlar.

Isto porque você não pode estar ciente de tudo o que está acontecendo ao mesmo tempo e controlar todos os pequenos detalhes.

É exatamente por isso que muitas pessoas que desejam aprender como controlar o sonho acabam se frustrando.

Elas pensam que podem manipular exatamente tudo dentro de um sonho, apenas porque estão lúcidas, mas não é exatamente assim que funciona.

Bem, é claro que, quanto mais prática você adquire, mais fácil fica controlar os sonhos. Apenas vá com calma, uma coisa de cada vez, e os resultados serão muito mais interessantes do que você imagina.

O que você geralmente pode fazer com bastante facilidade é ter consciência de si mesmo no sonho e controlar seus movimentos, como:

  • Andar por uma rua específica;
  • Conversar com uma pessoa atraente ou interessante;
  • Voar (se você souber como);
  • Mover objetos com sua mente, mudar o clima e todas essas outras pequenas coisas.

Então o controle do sonho é uma ilusão?

Em determinada perspectiva, sim.

Veja bem, o controle não é real. Pelo menos, o controle completo.

Você não pode controlar absolutamente tudo em seu sonho, porque é impossível se concentrar em tudo ao mesmo tempo.

Assim como acontece na vigília, você não pode receber todas as informações que estão ao seu redor ao mesmo tempo.

Nossas mentes ainda não estão tão evoluídas assim. É por isso que, na vigília, temos filtros, espécies de sistemas que nossa mente usa para decidir o que é importante focar e, a partir desses sistemas, escolher o que fazer.

Quando você decide mover o braço no ar, não está concentrado na pressão sanguínea, nos batimentos cardíacos, na digestão dos alimentos no estômago, nas memórias, nos cheiros ao seu redor, mas tudo isso está sendo processado pelo seu cérebro.

Você não pode controlar conscientemente essas coisas porque só pode se concentrar em um pequeno número de coisas por vez.

Talvez você possa se concentrar em coisas como a sensação de levantar o braço, os ruídos ao seu redor e como está se sentindo.

Você tem uma pequena seleção de itens em que pode se concentrar no mesmo momento e controlar. É o mesmo quando falamos sobre o controle de sonhos.

Você pode se concentrar em algumas coisas, mas nunca consegue controlar tudo.

O que é possível controlar nos sonhos?

De um modo geral, podemos dizer que você é capaz de controlar algumas coisas no sonho.

Primeiro, você precisa entender que certas coisas são aleatórias.

Mesmo quando você está lúcido e no controle, ainda assim existe a chance de um dragão surgir repentinamente e começar a atacá-lo.

Ainda existe a chance de você conhecer um personagem aleatório que queira conversar com você sobre algo mais aleatório ainda, como a mudança do clima ou o panorama econômico mundial.

Sim, personagens de sonho podem ser bem estranhos!

Os fenômenos e acontecimentos podem ser bastante fortuitos e, mesmo que você esteja no controle de si mesmo e tenha um nível básico de autoconsciência, ainda pode ser pego de surpresa.

Agora que esclarecemos isso, vamos falar sobre o que você pode controlar.

Com foco e um pouco de prática, você pode controlar:

  • Seus movimentos: você pode decidir para onde se mover, bem como a velocidade do movimento;
  • Os movimentos dos outros: você pode controlar para onde as pessoas vão;
  • O clima: você pode mudar o clima e a iluminação no sonho. Quer que chova? Deseje profundamente e espere que chova. Falarei mais sobre desejar e esperar algo durante os sonhos no próximo tópico;
  • O local: você pode se teletransportar, voar ou se deslocar para um novo espaço;
  • Fazer surgir ou desaparecer pessoas ou objetos: você pode trazer ou expulsar do cenário do sonho uma pessoa ou um objeto;
  • A sensação do sonho: você pode mudar como se sente. Quer experimentar um orgasmo lúcido? Você pode. E o sentimento de queda livre? Também.

Suponhamos que você queira controlar alguma das coisas acima. Então, você está em um sonho lúcido, ciente do fato de estar sonhando, mas não consegue controlar nada.

“Por que eu não consigo?”

Provavelmente você não desejou e não esperou a mudança.

A importância de desejar e esperar profundamente

Para conseguir saber como controlar os sonhos, as expectativas são realmente tudo. Ou seja, você precisa realmente desejar, esperar profundamente que aquilo ocorra, ou simplesmente não vai funcionar.

A sua mente tem uma vasta experiência sobre como o mundo funciona.

Você está acostumado com a gravidade, afinal, convive com ela todos os dias, então, para mudar essa crença durante um sonho, a expectativa precisa ser muito grande.

Requer esforço e concentração. Você precisa realmente desejar e esperar.

Se você não espera que algo aconteça, mas apenas “tenta” voar ou flutuar em um sonho lúcido, o que vai acontecer?

As chances são de que, no máximo, você vai conseguir dar um pequeno pulo e logo será literalmente puxado de volta para o solo pela sua crença obtida na vigília de que a gravidade sempre funciona.

Para encurtar a história, então, você realmente precisa desejar e esperar que aconteça. Essa é uma regra de ouro para o controle de sonhos.

Lembre-se, então, que você pode aprender como controlar o sonho, mas não pode controlar tudo – e nem deveria.

Um marinheiro não controla o mar, mas ele decide para onde velejar, com qual velocidade chegará lá, qual caminho seguir e o que fazer ao concluir a viagem. Entende?

Os sonhos lúcidos são muito empolgantes e até reveladores. Então, embora seja tentador – e delicioso – controlar os sonhos, não tenha esse como seu principal objetivo.

Não queira controlar absolutamente tudo. É muito gostoso e divertido deixar a narrativa do sonho ser criada livremente pela nossa mente.

Mesmo assim, em breve, vou preparar mais conteúdos relacionados ao controle do sonho, trazendo algumas técnicas que funcionam muito bem e que você poderá experimentar e se divertir bastante. É só ficar de olho no blog!

Você pode melhorar seu sono e seus sonhos com um método exclusivo!

Você gostou da ideia de ter sonhos lúcidos e poder controlá-los?

Os sonhos lúcidos não são apenas uma ferramenta de diversão – até porque, como vimos, um sonho lúcido não precisa ser controlado para ser considerado lúcido.

Na verdade, os sonhos lúcidos trazem para a superfície o que está programado e escondido na nossa mente subconsciente.

Isso, por sua vez, permite que possamos nos conhecer melhor, entender nossos traumas e medos (e trabalhar para eliminá-los), desenvolver habilidades, combater o estresse e aumentar a autoconsciência.

Depois de mais de 7 anos estudando os sonhos lúcidos e o controle dos sonhos, eu desenvolvi um método exclusivo que vai proporcionar a você seu primeiro sonho lúcido em até 20 dias.

Olha só: 85 voluntários testaram o método e 82 deles conseguiram ter seu primeiro sonho lúcido nesse período. Isso demonstra uma eficácia superior a 97%.

Há muito material incrível na internet que você pode ler a respeito dos sonhos lúcidos – e eu encorajo você a fazer isso, inclusive, aqui no blog O Nexxus.

Porém, para obter sucesso na empreitada de ter sonhos lúcidos da maneira mais eficaz possível, o método que eu desenvolvi é a sua melhor escolha.

O método consiste em um e-book com 20 capítulos. Você deverá ler um capítulo por dia e realizar o exercício indicado. Ao final dos 20 dias, as chances são de 97% de você já ter tido seu primeiro sonho lúcido!

Deixe sua mente adentrar esse universo de possibilidades infinitas!

Mais do que aprender como controlar o sonho, aprenda como ter sonhos lúcidos e todas as vantagens que eles podem trazer para a sua vida desperta com O Nexxus.

Clique no banner abaixo e obtenha acesso imediato, vitalício e ilimitado ao método.

Por Giovanna Cóppola

Estudo e pratico os sonhos lúcidos desde 2012, mas sou apaixonada pelo universo onírico desde quando me entendo por gente. Desenvolvi O Nexxus, método exclusivo de sonhos lúcidos, com 20 capítulos e 20 exercícios diários para você ter seu primeiro sonho lúcido em até 20 dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *