Experiência tátil no sonho e como ela pode ajudar na lucidez

Ter uma experiência tátil no sonho costuma representar um valor inestimável e interessante nos episódios de sonhos lúcidos. Mas, de que forma?

Entre as diversas técnicas existentes para se prolongar o sonho, é possível encontrar a ação de “esfregar as mãos”.

A fricção das palmas durante o sonho a fim de estender sua duração é, sem dúvidas, um dos atos mais eficazes. Entretanto, em termos de experiências táteis, há muito mais para explorar – e é sobre isso que falaremos hoje.

O mundo dos sonhos lúcidos

No método O Nexxus, aprendemos que os sonhos são uma das poucas coisas que todos podemos compartilhar. Pobres e ricos, jovens e velhos, homens e mulheres.

Todos nós sonhamos no momento em que nos permitimos cair na escuridão. Sendo assim, podemos dizer que o sonho lúcido se torna a luz na nossa mente.

Como a própria vida, os sonhos podem ser agradáveis, rotineiros ou horríveis. Sonhamos com esplêndidas paisagens e monstros que nos perseguem, com amor e dor, com esperança e com angústia.

Nossos sonhos não deixam de ser uma imagem difusa, velada, turva e até esquecida da nossa realidade.

Às vezes, porém, essa cortina se eleva e nos permite observar um cenário majestoso. Nesse âmbito, o sonho lúcido é iluminado, explode em cores, nos envolve com sensações dentro dos cinco sentidos.

Podemos sentir a brisa em nossas bochechas, sentimos nosso corpo e sentimos os objetos ao redor.

Continuamos pensando, raciocinando, deduzindo e avaliando dentro do próprio sonho. Temos até coragem suficiente para enfrentar o monstro que nos assombra e perguntar por que ele está lá.

Então a besta se torna um personagem amado ou uma bela criatura que oferece ajuda e conhecimento.

Entramos em um sonho lúcido: sabemos que estamos sonhando. E esse é o objetivo que devemos ter: aprender a transformar monstros em belas criaturas.

O processo da experiência tátil no sonho lúcido

A experiência tátil no sonho auxilia na lucidez em diversas formas, como se pode aprender no método O Nexxus. Mas, uma das maneiras mais simples de se vivenciar e experimentar a sensação é através dos seguintes passos:

  1. Antes de dormir, sente-se na cama e observe a palma das mãos por um período de 10 minutos;
  2. Ao fazer isso, repita com insistência o que você deseja sonhar;
  3. Após esse tempo, apague a luz e vá dormir;
  4. Quando você perceber que está adentrando o sonho, ou seja, naquele momento em que as coisas no mundo onírico ainda estão começando a se formar, volte a olhar para suas mãos, repetindo a mesma coisa que você disse antes de ir dormir. Se você não conseguir ver suas mãos no sonho, continue insistindo até obter sucesso.

A ideia é que essa sensação tátil ative um gatilho no seu cérebro que faça você perceber que está sonhando, além de tornar o sonho mais longo, vívido e consistente.

Em outras palavras, a experiência tátil vai ajudar você a “moldar” o sonho, a dar um impulso importante para que ele aconteça e se desenvolva de forma consciente.

A percepção de que se está sonhando

Para a maioria das pessoas, perceber que está sonhando é motivo suficiente para acabar acordando repentinamente. Afinal, uma vez que você sabe que tudo não passa de um sonho, é difícil manter a calma.

E é essa agitação de saber que nada daquilo é “real” que pode acordá-lo de forma brusca. Felizmente, existem alguns truques que você pode usar para continuar dormindo.

O primeiro é focar em ficar relaxado quando você perceber que está sonhando. O segundo é usar do benefício da experiência tátil no sonho, esfregando as mãos.

Talvez, se quiser, mentalize uma frase ou elemento (como suas mãos), ou diga algo para se concentrar no momento. Isso deve ajudá-lo a prolongar seus sonhos lúcidos – embora, mesmo assim, eles possam durar apenas 15 a 20 minutos.

A importância da experiência tátil no sonho

De uns tempos para cá, passamos a prestar mais atenção aos sentidos da distância (visão e audição), valorizando menos os sentidos da proximidade (tato, olfato). Pelo menos, dentro das relações sociais, vivemos em uma cultura de não contato.

Nós percebemos o mundo ao nosso redor através do que é conhecido como os cinco sentidos. Cada um deles tem seu respectivo órgão sensorial, que é responsável por conectar o ambiente em que nos desenvolvemos com o sistema nervoso.

O sistema nervoso transforma as ações dos órgãos em dados que, por meio de impulsos nervosos, são levados para o cérebro. É ele o responsável por transformar tudo isso em informação, permitindo nos relacionar com o ambiente.

Entendendo como se dá esse processo sensorial, podemos compreender a importância da experiência tátil no sonho. Sua função pode ser essencial para uma vivência mais ampla dentro dos sonhos lúcidos.

Costumamos usar todos os sentidos em igualdade, mas o tato é o que usamos na vida cotidiana quando se trata de sentir os objetos. O reconhecimento das formas pode se dar com:

  • A ponta dos dedos;
  • A palma da mão;
  • O dorso.

Seja com um toque sutil ou grosseiro, o reconhecimento da composição de um ambiente ou a manutenção do estado de alerta é feito através do tato.

Mas não é só a superficialidade de algo ou alguém que temos que levar em conta. No sentido do toque, conseguimos captar tudo sobre as características que o acompanham, como:

  • A dureza do objeto;
  • A temperatura;
  • A presença (ou não) de texturas;
  • Entre outras informações complementares detectadas pelo cérebro.

A diferença entre o sonho normal e o sonho lúcido

Se você já conhece um pouco sobre o mundo dos sonhos lúcidos e quer fazer parte do grupo daqueles que sentem o prazer de uma vivência única, usar da experiência tátil no sonho contribuirá para o treinamento e controle de suas ações.

Mas, o que realmente significa esse controle de ações?

Imagine-se em um dos seus sonhos normais. Você está vendo uma série de imagens, sem pensar ou avaliar suas ações, com o piloto automático ligado.

Por outro lado, se você tem a consciência de estar sonhando, trata-se de um sonho lúcido, e é nesse momento que o “controle de ações” se torna possível. É como se você deixasse de agir como um coadjuvante e passasse a agir como um protagonista.

No método O Nexxus, você vai entender que um sonho lúcido pode parecer tão real quanto o mundo cotidiano. Isso acontece mesmo com mais possibilidades de percepção – por exemplo, ver à distância ou perceber determinados detalhes.

A diferença entre o sonho normal e o lúcido está no poder de tomada de decisões sobre o que se está desempenhando.

No sonho normal você não pode tomar decisões sobre seu desempenho ou sobre suas ações, uma vez que não tem a consciência de estar sonhando. Entretanto, nos sonhos lúcidos, você é capaz de decidir à vontade, escolhendo o que quer fazer.

Sonhos lúcidos não são apenas diversão. Eles podem trazer muitos benefícios para sua vida desperta. Clique aqui para descobrir!

A vivacidade e a experiência tátil no sonho

Em geral, a vivacidade nos sonhos está associada à lucidez, mas não é uma regra fixa. Muitas pessoas tiveram sonhos vívidos por causa de suas cores intensas, sons e percepção da experiência tátil aprimorada, mas não se tornaram conscientes.

Em contrapartida, alguns dos melhores sonhos lúcidos podem não ser nada vívidos, pois se percebe o ambiente com pouca clareza.

Em um sonho normal, os eventos se desenrolam como um filme no qual você não pode intervir, apenas contemplar suas imagens.

Estar lúcido no sonho equivale a viver o filme, a partir de dentro, com todas as sensações reais. Adquirir o controle do sonho significa intervir à vontade nos eventos que estão ocorrendo naquele filme.

Trata-se de controle voluntário, no qual se toma decisões sobre diferentes aspectos do sonho. Contudo, para fazer isso, você precisa estar ciente de si mesmo. E uma das formas simplificadas é por meio da experiência tátil no sonho.

Se você não se reconhece como um ser que pensa, que tem a moderação do tato como apoio e pode decidir sobre o que fazer com ele, então não controlará os eventos.

O tato também deve reconhecer o mundo dos sonhos como diferente de sua atividade de vigília normal.

A técnica de controle de objetos

No sonho lúcido, os objetos são bastante instáveis, especialmente se tivermos pouco controle sobre eles. Isso é uma das coisas que aprendemos com o método O Nexxus, logo quando se está no começo.

Isso pode ser comparado com o comportamento de uma criança em uma loja. Assim que ela fixa sua atenção em determinado vaso, por exemplo, há uma boa chance de que ele seja quebrado, pois provavelmente ela irá mexer nele.

Quando olhamos para um objeto de sonho por mais de alguns segundos, a consequência é geralmente:

  • A mudança para um sonho normal;
  • A mudança para outro sonho lúcido;
  • O despertar do sono.

Se só olhar acarreta uma alteração da vivência no sonho, imagine tocar?

Para prolongar a sua estadia em determinado estágio de sonho lúcido, pode-se utilizar a experiência tátil no sonho como suporte. Também é possível fixar em um número limitado de objetos, apenas por alguns segundos, saltando de um para o outro, ciclicamente.

Como é o procedimento?

O objeto inicial deve ser estável, por exemplo, as mãos. A partir desse ponto de partida, olhamos para os objetos apenas alguns segundos.

Em princípio, o número de objetos pode ser quatro ou cinco, expandindo a quantidade à medida que você ganha mais experiência em práticas sucessivas.

Cada vez que olhamos para o objeto de partida – no caso, as mãos – recebemos uma carga de energia que nos permite continuar no sonho lúcido. A técnica pode ser aplicada de acordo com as seguintes etapas:

  1. Incube um sonho e/ou aplique a técnica de indução mnemônica para focar no objeto inicial que você quer (mãos);
  2. Olhe para a sua mão no sonho e diga a si mesmo que está sonhando;
  3. Olhe para os outros objetos do seu sonho por alguns segundos (1 ou 2), até um máximo de 4 objetos, no começo, saltando de um para o outro até que você retorne ao ponto de partida (suas mãos);
  4. Toda vez que você notar uma perda de clareza no sonho, olhe novamente para o ponto de partida até recuperar a vivacidade.

Usando a experiência tátil no sonho com essa técnica, muitos sonhos lúcidos acabam sendo prolongados.

Lembre-se, também, que dormir melhor aumenta as chances de você ter um sonho lúcido.

Construindo seu próprio mundo

O mundo cotidiano origina-se das percepções individuais adquiridas através do processo de socialização. Se criamos o conceito do mundo externo (em relação ao nosso corpo) é porque percebemos estímulos através dos receptores sensoriais.

Graças aos cinco sentidos que já temos e à tradução dos estímulos recebidos no cérebro, somos capazes de perceber o mundo com uma configuração uniforme.

Você já parou para pensar se esses cinco sentidos não existissem, se poderíamos perceber o mundo cotidiano como o entendemos?

Como a cor, o cheiro, o gosto e o som, há outros atributos que caracterizam a criação de um mundo particular. O tato dá a oportunidade de reconhecer a forma, a altura, a largura e a dimensão das coisas.

Introduzir esses reconhecimentos dentro do universo lúcido através da experiência tátil no sonho é como abrir as cortinas de um novo mundo.

Por exemplo, você pode perguntar a um deficiente visual, que não enxerga desde o nascimento, e que portanto não foi informado de como os objetos estão dispostos em um ambiente, se há uma mesa a um metro de distância dele.

Se o cego não tocar, essa tabela de parâmetro não existirá até que alguém lhe diga onde exatamente a mesa se encontra.

Em um sonho lúcido ninguém vai te direcionar, senão você mesmo. Portanto, aprenda a ter o controle “tocando” e reconhecendo cada coisa nos seus sonhos. Crie o seu mundo lúcido!

O que esperar das técnicas de sonhos lúcidos e do método O Nexxus?

Há muitas técnicas que podem ser utilizadas para ter/prolongar sonhos lúcidos. Mas apenas conhecê-las sem muitos critérios pode não ser o suficiente para você ter um sonho lúcido.

O método O Nexxus foi desenvolvido em cerca de 2 anos, depois de mais de 7 anos de estudos sobre o tema.

A abordagem que o método traz para o sonho lúcido começa com o básico: ensinando os conceitos e as técnicas de indução e mostrando como aumentar a lembrança de seus sonhos. Essa é a verdadeira essência da lucidez.

Uma vez que você pode se lembrar de pelo menos um sonho todas as noites, você está pronto para conhecer e praticar outras técnicas.

Antes do lançamento, o método foi testado por 85 voluntários, dentre os quais 82 conseguiram ter o primeiro lúcido em até 20 dias.

Você terá todas ferramentas necessárias para adentrar no mundo dos sonhos lúcidos, com o restante dependendo apenas de você. Entretanto, é sempre importante reforçar a informação de que o método pode funcionar de formas distintas para cada pessoa.

Enfim, é como Morpheus fala no filme Matrix: “Ninguém pode saber o que é Matrix. Você tem que ver por si mesmo.”

E você não tem nada a perder: se você não tiver seu primeiro sonho lúcido em 20 dias, ainda te dou mais 10 dias para continuar tentando. Assim, se em 30 dias você não conseguir, é só pedir o valor do seu investimento de volta.

A prática que levará à perfeição do sonho lúcido!

Além da teoria, há um fator que garantirá seu progresso dentro dos sonhos lúcidos: a prática através de fórmulas eficazes. Como acontece com qualquer nova habilidade, quanto mais esforço você colocar, maior será a recompensa.

Certifique-se de que você está executando suas técnicas de sonhos lúcidos com a maior precisão possível. Teça as ideias de autoconsciência, as verificações de realidade (reality checks), a recordação de sonhos lúcidos em sua vida cotidiana.

Com o tempo, você começará a despertar dentro do seu mundo de sonhos inconscientes e descobrirá um mundo de realidade virtual altamente realista, onde tudo o que você pode imaginar se torna realidade.

O sonho lúcido é uma experiência emocionante, empolgante, que traz benefícios para você na vida desperta. Com o método O Nexxus, esse novo mundo é uma janela aberta diante dos seus olhos.

Você está pronto para viver essa experiência?

Por Giovanna Cóppola

Estudo e pratico os sonhos lúcidos desde 2012, mas sou apaixonada pelo universo onírico desde quando me entendo por gente. Desenvolvi O Nexxus, método exclusivo de sonhos lúcidos, com 20 capítulos e 20 exercícios diários para você ter seu primeiro sonho lúcido em até 20 dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *