Batidas binaurais e sonhos lúcidos: seu guia completo

Para muitas pessoas, ouvir músicas é uma verdadeira terapia e você, talvez, seja uma delas. No entanto, as batidas binaurais são um tipo específico de sons que podem influenciar diretamente as suas ondas cerebrais e, assim, trazer benefícios incríveis para seu dia a dia.

Pensando nisso, abordamos, ao longo deste guia, o conceito de batidas binaurais, as distintas frequências, sua relação com os sonhos lúcidos e o que você pode fazer para estimulá-los, além de excelentes dicas para vivenciar, hoje mesmo, essa incrível experiência.

Antes disso, no entanto, devido à possibilidade de más interpretações deste conteúdo, quero deixar claro que, até o momento, a indução de sonhos lúcidos através das batidas binaurais não é comprovada pela ciência.

Este conteúdo tem caráter informativo, bem como alguns pontos científicos que co-existem com o tema (as frequências das ondas cerebrais).

As batidas binaurais podem mudar a frequência das ondas cerebrais (e isso é comprovado pela ciência). No entanto, até o momento, não há estudos que comprovem que elas podem induzir os sonhos lúcidos.

Mas também é preciso dizer que as batidas binaurais para indução de sonhos lúcidos funcionam para muitas pessoas devido ao estado de relaxamento que proporcionam (e já funcionaram para mim também). Elas podem, portanto, funcionar com você.

Deixo claro também que as batidas binaurais não são citadas no método O Nexxus. Assim, elas podem ser vistas como um complemento para quem quer explorar o mundo dos sonhos lúcidos.

Boa leitura!

O que são batidas binaurais?

As batidas binaurais podem ser compreendidas como uma espécie de ilusão auditiva, na qual duas diferentes ondas de frequência são, separadamente, apresentadas a cada ouvido.

Ao captar ambas as frequências, o cérebro reage identificando as variações e passa a tentar conciliar tal diferença, criando, assim, um terceiro som, denominado de “batida binaural”.

Essas ondas devem, necessariamente, ter uma frequência inferior a 1.500 Hz (desde que a diferença entre elas não exceda os 40 Hz).

Dessa forma, as batidas binaurais são capazes de sincronizar o funcionamento dos hemisférios direito e esquerdo do cérebro, resultando em benefícios terapêuticos como a melhora da memória a longo prazo.

Os efeitos das batidas binaurais são perceptíveis, somente, por meio da utilização de fones de ouvido.

Leia também: Como os sonhos lúcidos contribuem para o autoconhecimento?

Tipos de frequência

A frequência de pulso das ondas afeta o estado mental de forma direta e, por tal motivo, há sons binaurais que são específicos para cada finalidade. Confira, a seguir, quais são os 5 tipos de ondas cerebrais.

Ondas Delta

São frequências mais lentas, entre 0.5 Hz e 4 Hz, associando-se ao mais profundo sono. Elas pertencem ao reino do inconsciente.

As ondas Delta têm pouca relação com a consciência. Isso significa que, nos estados de domínio consciente, elas nunca estão presentes.

Com efeito, ocorre exatamente o oposto: as ondas Delta manifestam-se, sobretudo, nos estágios mais profundos do sono, isto é, quando não sonhamos nada.

É possível estabelecer que as ondas predominantes quando os seres humanos se encontram nos úteros maternos são, justamente, as ondas Delta. Isso permanece ao longo do primeiro ano das crianças, embora em frequências cada vez menores.

Os estudiosos consideram que esse é o mecanismo cerebral utilizado para que os recém-nascidos preservem sua tranquilidade, a despeito da infinitude de novos estímulos aos quais estão expostos.

Ondas Theta

As ondas Theta se manifestam na frequência que vai de 4 Hz a 8 Hz, vinculadas à meditação, aos sonos mais leves e ao reino do subconsciente.

Essas ondas de baixa frequência são acessadas quando estamos acordando ou indo dormir, isto é, quando estamos indo do consciente ao subconsciente (ou vice-versa).

Elas atuam na região da mente responsável pela retenção de sensações e memórias, governando nossas crenças, comportamentos e atitudes.

Há técnicas que ensinam o que você pode fazer para atingir, em questão de segundos, as ondas Theta, usando-as para transformar sua própria vida.

Muitas das crenças que carregamos conosco podem gerar limites e bloqueios em nossas vidas, à medida que têm o poder de influenciar as nossas atitudes, como os casos de ansiedade e timidez, por exemplo.

Com o método O Nexxus é possível identificar, através dos sonhos, alguns sintomas e padrões que são gerados pelos sistemas de crenças e detectar suas origens. Com efeito, tomamos atitudes e construímos nossas personalidades a partir dessas crenças.

Logo, ao detectar esses sistemas, podemos removê-los e/ou transformá-los, adquirindo a aptidão necessária para viver em nosso máximo potencial, saúde plena e manifestando o que há de melhor em nossa vida.

Ondas Alfa

As ondas Alfa ocorrem entre cerca de 8 Hz a 13 Hz, sendo historicamente associadas ao repouso sensorial, à tranquilidade e ao relaxamento.

Além disso, são um claro sinal de atividades descontraídas no cérebro, uma vez que são definidas como cíclicas, ou seja, são produzidas comumente de forma sincronizada, a fim de conectar ambos os hemisférios, apesar de também poderem ser encontradas somente no hemisfério direito.

Essas ondam predominam quando a mente e o corpo se mostram aptos a um estado de relaxamento.

Caso já tenha praticado meditação, auto hipnose, yoga ou, inclusive, experimentou uma sensação de relaxamento após ingerir bebidas alcoólicas, você já experienciou as sensações próprias das ondas Alfa.

Essas atividades são comuns entre pessoas altamente criativas, que possuem mentes claras ou estão em meio a sessões de relaxamento. Se fechar seus olhos por alguns minutos, a sua atividade de ondas cerebrais aumentará substancialmente.

Como, ao abrir os olhos, suas ondas cerebrais ficam mais ativas, esse estresse propicia o acesso às ondas Beta (padrão dominante das pessoas acordadas).

É possível dizer, em termos comparativos, que as crianças terão quantidades bem maiores de ondas Alfa do que os adultos.

É bem provável que, na pré-adolescência ou na infância, você já vivenciou padrões de ondas Alfa dominantes, tendo de acolher as experiências de ondas cerebrais Alfa novamente.

Tal rejuvenescimento é o responsável pelas incríveis sensações de autossatisfação e mobilidade social.

Ondas Beta

As ondas Beta são frequências mais velozes, entre 13 Hz e 32 Hz, vinculadas aos estados de vigília, à lógica e ao raciocínio.

Esse tipo de onda cerebral, de nível baixo a moderado, é cruzado por nós para atingirmos um degrau superior. Aqui, estamos no espectro de frequências mais altas, surgidas como consequência de uma intensa atividade neuronal.

Com efeito, são estados bastante interessantes e, simultaneamente, muito complexos.

Eles se relacional às atividades diárias nas quais focamos toda a nossa atenção, quando nos encontramos em alerta e necessitamos manter o foco em meio a inúmeros estímulos.

Ações tão corriqueiras quanto dirigir, fazer provas, realizar apresentações, estar presente em reuniões de trabalho e apresentar projetos, por exemplo, são bons exemplos de situações de máxima ativação de ondas Beta.

Entretanto, uma ativação neural excessiva pode desencadear um estado prejudicial de estresse ou ansiedade.

De outra parte, um nível baixo das ondas Beta conduz a estados de alto relaxamento, desfalecimento, quase depressivos.

Níveis ótimos dessas ondas contribuem para estarmos mais concentrados, receptivos e, inclusive, aprimorar nossa capacidade de solucionar uma vasta gama de problemas.

Ondas Gama

As ondas Gama, que variam entre 32 Hz e 100 Hz, estão associadas à percepção aumentada, aprendizado e tarefas de resolução de problemas.

As ondas cerebrais Gama são as ondas cerebrais mensuráveis mais rápidas do EEG e são equiparadas ao que podemos chamar de “estado mental de pico”, quando há processamento simultâneo de informações de diferentes partes do cérebro.

Ademais, as ondas cerebrais Gama são muito mais fortes e mais regularmente observadas em pessoas que praticam a meditação há muito tempo, incluindo monges budistas.

Qual a relação entre batidas binaurais e sonhos lúcidos?

Como dissemos desde o início, a indução de sonhos lúcidos através das batidas binaurais ainda não foi comprovada pela ciência.

No entanto, há diversas ações que podemos tomar para aumentar as chances de ter sonhos lúcidos ao trabalhar as frequências das ondas cerebrais.

A jornada das ondas cerebrais

O seu cérebro produz, constantemente, impulsos elétricos que se movimentam sob a forma de ondas. De fato, quanto mais rapidamente essas ondas se movimentam, mais desperto e alerta você fica.

Os dois modos de maior alerta são o Gama e o Beta. Assim, quando estamos nesses estados, estamos alertas, acordados e em movimento.

À medida que relaxamos e acalmamos o corpo e a mente, as ondas Alfa passam a assumir a posição.

Enquanto dormimos, nosso cérebro passa por ondas Alfa, Theta e Delta.

Quando sonhamos, estamos geralmente no estado Theta, onde nossa mente está alerta e ativa, criando nossos sonhos, mas nós não estamos conscientes disso.

Ao acordarmos durante o estado Theta, temos grandes chances de nos lembrar do que sonhamos. Por outro lado, se acordarmos durante o estado Alfa, provavelmente não iremos nos lembrar.

Dessa forma, para poder ter sonhos lúcidos, o ideal seria estar entre as ondas Theta e Alfa, isto é, nem tão desperto, mas também nem tão adormecido.

Lembrando, novamente, que isso não é cientificamente comprovado, mas funciona para muitas pessoas.

A intervenção das batidas binaurais

Batidas binaurais, resumidamente, são músicas, sons ou ritmos que você pode ouvir, a fim de ajudar seu cérebro a se mover ao longo dos mais variados ciclos de sono. Isso ocorre devido à possibilidade de modificar levemente as frequências captadas em cada ouvido.

Caso, por exemplo, você ouça 400 Hz no ouvido esquerdo e, no ouvido direito, 410 Hz, o seu cérebro irá compensar essa diferença – esses 10 Hz são o resultado das batidas binaurais.

Ao modificar as frequências, é possível controlar as batidas percebidas pelo cérebro, fazendo com que sejam utilizadas para ajudá-lo a chegar ao sono profundo e restaurador (Delta) ou entre as ondas Theta e Alfa, onde há mais chances de ocorrer sonhos lúcidos.

Clique aqui para acessar imediatamente o método O Nexxus e torne-se um explorador dos sonhos lúcidos!

As frequências das ondas cerebrais, em imagem

Para facilitar a visualização e resumir as frequências cerebrais de modo visualmente aprazível, criei a imagem a seguir.

Se você estiver estudando as batidas binaurais, pode ser uma boa ideia salvá-la para facilitar a compreensão.

Como utilizar as batidas binaurais para ter sonhos lúcidos?

Se observar os passos descritos a seguir, você terá mais chances de ter sonhos lúcidos.

Por meio de batidas binaurais, o despertar não ocorrerá de modo automático, logo, o processo, embora altamente benéfico, demanda prática e paciência.

A despeito da necessidade de dedicação e exercício, experimentar sonhos lúcidos com a ajuda das frequências será bem mais fácil.

Confira o que deve ser feito.

Compreenda os seus padrões de sono

Antes de mais nada, é preciso se familiarizar com o seu padrão de sono.

Os sonhos lúcidos se baseiam na consciência. O primeiro passo consiste em entender o tempo necessário para você adormecer e o tempo que se mantém em cada um dos ciclos de sono.

Registre os seus sonhos assim que despertar

Ao despertar pela manhã, grave ou escreva tudo o que puder se lembrar acerca de seus sonhos.

Para isso, você pode usar blocos de notas, gravadores no smartphone ou quaisquer outros meios de registros. Contudo, o mais importante é a criação de um hábito destinado a manter esse diário constantemente alimentado.

A partir do estabelecimento desse hábito, você passará a se lembrar vividamente de seus sonhos, em frequências cada vez maiores.

Portanto, não caia em desânimo se não puder se lembrar logo de início. Estabeleça, apenas, um compromisso – consigo mesmo – de registrar alguma coisa todos os dias, tão logo abra os olhos.

Faça os “testes de realidade”

Para dominar os sonhos lúcidos, você necessita desenvolver a capacidade de distinguir entre a realidade vivenciada no dia a dia e as experiências do “mundo dos sonhos”.

Entretanto, antes de iniciar o seu treinamento, você sonha e aceita aqueles conteúdos como reais; ao acordar, se dá conta de que estava errado, pois se tratava de um mero sonho.

Os sonhos lúcidos implicam, entre outros elementos, no fato de que, durante os sonhos, você é capaz de ter a consciência de estar sonhando.

Para ajudar você nesse processo, efetue alguns testes ao longo do dia, a fim de comprovar a si mesmo que está plenamente acordado.

Uma vez que estabelecer tal hábito, usará os testes de realidade, também, durante cada sonho, certificando-se de que está, efetivamente, sonhando.

Os testes de realidade funcionam, antes de tudo, para provar que você está desperto. Eles podem ser performados com medidas simples, como dar um pequeno pulo ou tentar atravessar as suas mãos por objetos sólidos.

Caso pule e caia novamente ao solo, isso significa que está desperto; se pular e, então, começar a flutuar, já saberá que está sonhando.

Os mesmos princípios são válidos, por exemplo, na tentativa de atravessar objetos com as suas mãos: se você conseguir, naturalmente, está sonhando.

Busque ter sonhos lúcidos durante a manhã

Há uma informação que, a esta altura, pode ser curiosa: os sonhos lúcidos tendem a ocorrer com maior facilidade ao longo dos cochilos diurnos. Afinal, durante a noite, o nosso cérebro está mais fadigado e, logo, menos disposto a um estado mental adequado.

Até que você pegue a prática, convém tentar ter sonhos lúcidos justamente quando se sentir com mais energia. Tais momentos devem ser mais proveitosos para assegurar o sucesso da técnica.

Prepare-se adequadamente para a experiência

Quando estiver pronto, começaremos a introduzir batidas binaurais.

Você deve começar, preferencialmente, utilizando uma máscara para os olhos, fones de ouvido bem confortáveis e um local tranquilo, no qual não será perturbado por influências externas.

É fundamental deitar-se o mais confortavelmente possível. Se preferir, comece praticando uma breve meditação, principalmente se isso for capaz de elevar os seus níveis de conforto.

Não se esqueça de deixar o celular no modo silencioso e utilizar apenas os seus fones de ouvido.

Aperte o play

Dentre os áudios que já utilizei e que ajudaram na indução de sonhos lúcidos, destaco 5 em seguida:

Após selecionar um vídeo, coloque sua máscara de olhos a fim de bloquear qualquer luminosidade.

Em seguida, permita que as batidas sincronizem seu cérebro com as ondas necessárias para aumentar as chances de sonhos lúcidos. Relaxe, deixando sua mente vagar enquanto ouve os sons que vão sendo reproduzidos.

Assim que estiver sonhando e em estado de lucidez, poderá manipular e explorar os seus arredores.

É provável que se veja em um mundo bizarro (embora, fascinante) que é seu subconsciente. Os controles estarão em suas mãos durante todo o tempo, pois você experimentará uma sensação de paz e plena consciência.

Benefícios dos sonhos lúcidos

No passado, muitos indivíduos desacreditavam nas possibilidades de controlar seus próprios sonhos, até que os métodos ganharam força e passaram a ensinar eficientemente muitas pessoas a converter histórias aleatórias em momentos divertidos, agradáveis e, claro, inspirações e ensinamentos.

Com efeito, há muitos benefícios que podem ser obtidos com essa prática, tanto que este espaço não será, nem de perto, suficiente para descrevê-los em maior profundidade.

Sem embargo, segundo cientistas e estudiosos do assunto, que se dedicam às técnicas de exploração dos sonhos lúcidos, há inúmeras vantagens advindas do fato de acessar sua mente subconsciente e controlar os próprios sonhos uma vez que se adquire a consciência no sonho.

No entanto, é importante enfatizar mais uma vez que o sonho lúcido é apenas o sonho onde você está consciente de estar sonhando.

O controle dos sonhos, portanto, é uma consequência do sonho lúcido. Digo isso porque muitas pessoas confundem “sonho lúcido” com “controle de sonhos”.

Clique aqui para acessar imediatamente o método O Nexxus e torne-se um explorador dos sonhos lúcidos!

Decida com o que você quer sonhar

É possível, por exemplo, decidir com o que sonhar.

Dentre infinitas possibilidades, você poderá explorar um novo país, um novo planeta ou, inclusive, provar novos tipos de alimentos sem se incomodar com o seu sabor. Tudo isso sem ter de se preocupar com o que poderia sair errado, pois você saberá que tudo está ocorrendo dentro da sua mente.

A partir das ondas binaurais, que funcionam como um complemento ao estudo científico dos sonhos lúcidos, você pode escolher os seus sonhos antes de ir dormir ou, caso queira, decidir o que deverá sonhar enquanto estiver dentro de seus próprios sonhos.

Se você escolher ganhar um Oscar ou explorar uma selva, a decisão é sua!

Desenvolva a sua criatividade

Entre novamente em contato com a sua “criança interior”, aumentando substancialmente suas capacidades criativas. Os sonhos lúcidos permitem a exploração de fontes de inspiração ilimitadas.

Lembre-se de que a sua mente subconsciente pode experimentar e imaginar praticamente tudo. Com efeito, os sonhos lúcidos proporcionam a você exatamente isso.

Reencontre entes queridos que já partiram

Caso você tenha perdido um amigo ou parente no passado, uma das maiores vantagens dos sonhos lúcidos consiste na possibilidade de se reunir com essas pessoas.

Você poderá invocá-las em seus sonhos, interagindo com elas como se existissem realmente.

Diante disso, você despertará com lindas lembranças dessas pessoas, como se tivesse estado realmente com elas.

O método O Nexxus como uma forma de desenvolver o autoconhecimento

O método O Nexxus permite a criação de uma “nova realidade”.

Mas, calma!

Isso não quer dizer que eu vou abrir um portal para você sonhar coisas incríveis todas as noites, sem nenhum esforço, tampouco vou curar suas doenças ou resolver seus problemas em um passe de mágica.

Através do método, eu vou ensinar a você os passos certos, na ordem certa, para que você se torne um sonhador lúcido. 

Ao identificarmos as memórias e padrões que nos impedem de ser ou ter o que desejamos, nos tornamos capazes de alterar memórias negativas, convertendo-as em memórias positivas. Com o método, fazemos isso através de nossos sonhos.

Em outras palavras, é possível ter mais qualidade de vida, relacionamentos mais saudáveis, autoestima e abundância necessária para uma vida boa, repleta de harmonia e paz interior, a fim de seguir, cada qual em sua própria jornada, com mais tranquilidade.

O aprendizado e a utilização desse método não exigem requisitos especiais: basta ter o coração e a mente abertos e estar disposto a treinar e estudar.

Quaisquer indivíduos, independentemente da religião, crença ou intimidade com a espiritualidade, podem utilizar esse método.

Isto porque não se trata de nada místico, e sim sobre como explorar da melhor maneira um assunto que a ciência já comprovou, ou seja, os sonhos lúcidos.

Trata-se de uma ferramenta eficaz e simples que envolve conhecer e se aprofundar nas mensagens que o seu subconsciente produz através dos sonhos.

Todas as demais técnicas terapêuticas que você, porventura, esteja praticando, são potencializadas, já que o método é compatível com todas.

Qualquer indivíduo que deseja se aprimorar enquanto ser humano e que tem interesse em explorar sua mente subconsciente através dos sonhos lúcidos pode utilizar o método.

Acima de tudo, O Nexxus é excelente para o autoconhecimento. Aliando essa ferramenta às batidas binaurais, um complemento que pode funcionar muito bem para você, será possível vivenciar experiências incríveis em contato com o seu subconsciente.

Desperte agora mesmo! Clique no banner abaixo e inicie essa jornada.

Por Giovanna Cóppola

Estudo e pratico os sonhos lúcidos desde 2012, mas sou apaixonada pelo universo onírico desde quando me entendo por gente. Desenvolvi O Nexxus, método exclusivo de sonhos lúcidos, com 20 capítulos e 20 exercícios diários para você ter seu primeiro sonho lúcido em até 20 dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *