Os sonhos lúcidos, que chamaremos aqui também de sonhos conscientes, são um fenômeno de percepção consciente da nossa mente quando, dentro de um sonho, conseguimos identificar tal experiência como algo onírico, não pertencente à realidade.
Em outras palavras, é sobre “sonhar enquanto você sabe que está sonhando”.
Ter sonhos lúcidos resulta em recordações mais nítidas daquilo que se sonha. Além disso, quanto maior o grau de lucidez, maiores as chances de obter controle sobre as próprias ações no sonho, bem como a narrativa onírica.
Nos próximos tópicos, eu fiz um compilado de 11 das dúvidas mais comuns a respeito do sonho lúcido, bem como suas respostas simplificadas e amparadas pela ciência. Boa leitura!
FAQ dos sonhos lúcidos
O que é um sonho lúcido?
Seria impossível dar início a esse FAQ sem explicar o que são os sonhos conscientes. Talvez você já tenha entendido o conceito, mas vou explicar para quem ainda é novo nesse universo.
Um sonho lúcido é um sonho consciente. Em outras palavras, ter esse tipo de sonho significa saber que se está sonhando enquanto o evento acontece.
Se você já se pegou no meio de um sonho, dizendo “é claro que isso não é real, estou sonhando”, você teve um sonho lúcido. Porém, se você só se deu conta disso depois de acordar, então não foi um sonho desse tipo.
Ter um sonho lúcido é mais comum durante o sono REM (Rapid Eye Movement), fase em que estamos mais relaxados e propensos a sonhar.
Qualquer pessoa pode ter/controlar um sonho lúcido?
Os especialistas concordam que, ao dormir, todos têm o potencial para aprender e controlar um sonho que é lúcido. No entanto, apenas uma pequena fração dos indivíduos aprende a ter muitos sonhos lúcidos regularmente.
Nós sabemos que ter um sonho lúcido é algo cientificamente comprovado (veja o próximo tópico). Existem muitos exemplos de pesquisas científicas que comprovam a existência desse tipo de sonho.
De fato, os sonhos vívidos (como aqueles que se intensificam em períodos como pandemias) fornecem explicações confiáveis para fenômenos noturnos que até recentemente não tinham explicação científica. Exemplos são abduções por alienígenas, projeção astral e experiências fora do corpo.
Seja como for, realmente, qualquer pessoa pode conseguir ter sonhos lúcidos, bem como controlar sua narrativa.
No entanto, é preciso dedicação, treino e paciência. Sem dedicar alguns minutos do seu dia ao estudo e prática dos sonhos lúcidos, você dificilmente irá obter sucesso.
Leia também nosso guia completo sobre a paralisia do sono, fenômeno que assusta muita gente e pode culminar em pesadelos, mas que se trata apenas de uma falha na transição para a fase do sono REM.
Quando o sonho lúcido foi descoberto pela ciência?
A primeira prova científica dos sonhos lúcidos surgiu em 1975 e foi através do parapsicólogo e pesquisador Dr. Keith Hearne, do Reino Unido. Ele gravou um conjunto de movimentos oculares pré-determinados de seu voluntário lúcido, Alan Worsley, através de um eletro-oculograma (EOG).
Pela primeira vez, houve comunicação entre alguém que estava dormindo (e sonhando) e o mundo exterior.
Posteriormente, Stephen LaBerge, hoje referência no estudo do tema, fez novas comprovações também com testes através dos movimentos dos olhos. Ele, então, apresentou resultados conclusivos para a comunidade científica.
Se os estudiosos da atualidade reconhecem as contribuições de Hearne, isso se deve, em grande medida, ao fato de ter sido Stephen LaBerge quem ampliou o escopo original dos estudos e os difundiu a partir da universidade estadunidense de Stanford.
Mais recentemente, um estudo de 2009 do Laboratório Neurológico de Frankfurt, publicado no site NCBI, revelou um aumento significativo da atividade cerebral durante o sonho que é lúcido. Uma leitura EEG mostrou um aumento significativo nas frequências de ondas cerebrais na faixa de 40 Hz (ou gama), enquanto lúcido.
De fato, os pesquisadores concluíram que isso justifica a classificação do sonho lúcido como um estado de consciência novo e separado.
Curiosamente, a pesquisa também mostrou atividade aumentada nas áreas frontais e frontolaterais do cérebro sonhador. Esse é o local do cérebro humano onde se encontra a sede do pensamento linguístico e outras funções mentais superiores ligadas à autoconsciência.
Em 2014, um notável estudo da Universidade de Frankfurt revelou que os sonhos vívidos podem ser induzidos com “zaps” de estimulação elétrica inofensiva do cérebro.
Quando sonhadores não-lúcidos recebiam 30 segundos de corrente elétrica no córtex frontal enquanto dormiam, eles relataram sonhos espontaneamente vívidos nos quais reconheciam plenamente que estavam sonhando.
O que são onironautas?
Onironauta, termo cunhado por LaBerge em 1980, define o indivíduo que explora os sonhos lúcidos.
Assim, podemos imaginar um onironauta como um navegador ou explorador dos sonhos.
Quais são as técnicas para indução de sonhos lúcidos?
Os onironautas se utilizam de várias técnicas, tais como:
- Wake Back to Bed (WBTB), “Acordar e Voltar a Dormir” ou “Acordar e Voltar Para a Cama”;
- Mnemonic Induction of Lucid Dreams (MILD), ou “Indução Mnemônica de Sonhos Lúcidos”;
- Wake-Initiated Lucid Dream (WILD), ou “Sonho Lúcido Induzido Acordado”;
- Finger Induced Lucid Dream (FILD), ou “Sonho Lúcido Induzido Pelo Dedo”;
- Visually Incubated Lucid Dream (VILD), ou “Sonho Lúcido Induzido Visualmente”;
- Senses Initiated Lucid Dream (SSILD), ou “Sonho Lúcido Induzido Pelos Sentidos”;
- Dream Exit Induced Lucid Dream (DEILD), ou “Sonho Lúcido Induzido ao Sair de Outro Sonho”;
- Método Tholey.
Muitas outras técnicas de indução são constantemente abordadas em estudos, como a que foi publicada na Revista Galileu em 2018, mas essas são as mais comuns.
Como eu fico lúcido?
Os iniciantes muitas vezes percebem que seus sonhos lúcidos terminam prematuramente, logo após irem dormir. Geralmente a pura emoção e a adrenalina fazem você acordar. É chato, mas acontece.
Outras vezes, você pode simplesmente esquecer que está em estado de sonho. Lembre-se: a mente funciona de maneira diferente durante o sono e é fácil esquecer as coisas.
Para que seus sonhos lúcidos durem mais tempo, indo além de cinco minutos, cultive uma abordagem calma e focada no universo onírico.
Lembre-se regularmente de que você está sonhando, e não acordado, utilizando algumas táticas de estabilização de sonhos.
Uma maneira simples de aumentar a sua lucidez e, assim, prolongar o seu sonho lúcido, é esfregar as mãos enquanto diz “estou sonhando”.
Essa sensação cinética estimula a mente, ao mesmo tempo em que atrai a consciência para o corpo de seu sonho e se afasta do seu corpo físico que está dormindo na cama, em profundo sono.
E não se preocupe, pois não há riscos envolvidos em sonhar de forma consciente.
Quer ter sonhos lúcidos intensos e memoráveis? Veja como O Nexxus pode ajudar você!
É possível fazer qualquer coisa no sonho lúcido?
Um sonho totalmente lúcido pode ser perfeitamente tangível, rico e visualmente detalhado. Quando investigado, o sonho que é lúcido pode gerar níveis aparentemente impossíveis de autoconsciência.
Um exemplo? A visão de 360 graus, múltiplos sonhos vívidos simultâneos e até mesmo representações visuais da quinta dimensão.
Tudo isso acontece em sua mente porque o universo onírico é infinito. Não tem leis, não tem fronteiras, não tem limitações. Qualquer coisa que você possa imaginar, se torna realidade.
Controle sonhos e distorça a Matrix como Neo. Voe e sobrevoe cidades como o Homem de Ferro. Diminua o tempo como os níveis de sonho de A Origem. Faça sexo com celebridades. Reviva as memórias da infância. Sobreviva à morte.
É possível conseguir tudo dentro de um sonho.
Como ter mais sonhos lúcidos e controlá-los ao meu desejo?
Para aprender a ter mais sonhos lúcidos e controlá-los, deve-se partir do princípio. O controle dos sonhos começa no momento em que você fica lúcido – quando você reconhece que está sonhando.
Quanto mais consciente você se torna do ambiente dos sonhos, mais fácil é manipulá-los. Existem algumas maneiras diferentes de moldar seus sonhos à medida que ocorrem, fazendo sua mente produzir o conteúdo que você quer.
Por exemplo, diga o seu desejo em voz alta e apresente ao sonho a seguinte situação: “eu tenho super poderes e sou o único sobrevivente de um apocalipse zumbi”. Você será fortalecido por suas próprias palavras e “obrigará” o sonho a aceitar a condição.
Pode ser que demore um pouco a se acostumar. Isso porque um sonho consciente é um ambiente completamente novo e único, no qual seu consciente e inconsciente colidem.
Além disso, para ter mais sonhos desse tipo, é preciso ter noites de sono regulares. Isto porque você precisa entrar na fase REM algumas vezes durante a noite para aumentar as chances de despertar dentro do sonho, consciente dos acontecimentos.
Como ter sonhos lúcidos invocando personagens?
Em seu sonho consciente, você pode procurar ou convocar qualquer pessoa, viva ou morta, fictícia ou real. Uma boa maneira de fazer isso é primeiro aumentar sua lucidez, depois visualizar e esperar que a pessoa que você quer encontrar fique à vista.
Peça ao sonho em voz alta para manifestar essa pessoa também. Não tenha medo de pedir coisas inusitadas:
- “Mostre-me eu mesmo em 10 anos”;
- “Mostre-me meu parceiro ideal”;
- “Mostre-me como é aquela atriz na intimidade”;
- “Mostre-me como meus tataravôs viveram”.
Estes são todos pedidos válidos do sonho lúcido criativo.
Como ter sonhos lúcidos mudando de cenário?
Fazer a cena do sonho se transformar na frente dos seus olhos pode, às vezes, ser difícil. Seu eu consciente simplesmente não espera que isso aconteça, porque essa é a sua experiência de vida desperta – não dá para mudar cenários na vida real.
Esse bloqueio mental é típico de um iniciante porque requer mais confiança e um estado mental lúcido.
Não se preocupe! Os sonhadores lúcidos mais experientes têm trabalhado no universo onírico o tempo suficiente para encontrar excelentes soluções.
No caso de mudar o cenário, essas técnicas podem funcionar:
- Localize uma “porta dos sonhos”; uma que fica aleatoriamente no meio de qualquer paisagem e passe para outro mundo;
- Passe por um portal de espelho; um espelho semelhante a líquido que leva a outra dimensão e surge em qualquer cena que você escolher;
- Mude o canal em uma TV; então pule na tela e permita que a imagem fique tridimensional ao seu redor;
- Afaste-se da cena; imagine um novo local emergindo atrás de você. Quando você voltar, as coisas ficarão diferentes;
- Gire e imagine uma nova cena aparecendo quando você parar de girar.
Na verdade, existem muitas soluções criativas para problemas de controle de sonhos. O importante é lembrar que sua expectativa consciente desempenha um papel importante.
Mantenha-se confiante em sua capacidade de convocar peixinhos gigantes, teletransportar-se para as Bahamas ou voar como uma águia. Além disso, lembre-se que o seu desempenho melhora com a prática.
Quais os benefícios dos sonhos lúcidos?
As teorias dos sonhos sugerem que o sonho lúcido é uma chance de interagir com outras partes de sua psiquê.
Ao aprender como controlar o sonho, você pode conversar com personagens diferentes, por exemplo. E pode conversar até mesmo com seu eu interior co-consciente, falando com o próprio tecido do sonho.
Os sonhos lúcidos podem auxiliar o sonhador a superar medos, traumas do trabalho e da vida pessoal, desenvolver habilidades, combater o estresse e até se livrar de pesadelos recorrentes.
Vários periódicos respeitados publicaram estudos sobre como o sonho lúcido tem ajudado:
- Veteranos que sofrem de TEPT (transtorno de estresse pós-traumático);
- Atletas que procuram ganhar vantagem sobre a competição;
- Crianças que sofrem de fobias incomuns.
Bônus: seu primeiro sonho lúcido em 20 dias
Os pesquisadores já fizeram um excelente trabalho demonstrando que é possível sonhar com consciência, ou seja, ficar lúcido durante o sono.
Além disso, muitos livros de especialistas no assunto foram lançados, bem como materiais de estudo que ajudam a entender ainda mais profundamente esse fascinante universo.
No entanto, desde 2012, eu venho estudando e pesquisando formas de tornar mais fácil a prática e a aprendizagem dos conceitos básicos dos sonhos lúcidos.
Então, eu criei um método que contou com a participação de 85 voluntários. O objetivo era fazê-los ter um sonho consciente em 20 dias. 82 deles obtiveram sucesso, demonstrando uma taxa de eficácia superior a 97%.
O método O Nexxus é uma abordagem simples e eficaz de sonhos conscientes para quem quer aprender a:
- Ter sonhos lúcidos mais frequentemente;
- Lembrar do que sonha;
- Diminuir a ocorrência de pesadelos;
- Entender fenômenos como a paralisia do sono e o falso despertar;
- Acordar mais revigorado todos os dias;
- Aumentar a consciência sobre si mesmo;
- Transformar a realidade e as situações cotidianas;
- Simplesmente ser mais feliz sonhando.
Afinal, o que é vida real e o que é sonho? Que tal criar sua própria realidade?
Quero convidar você a embarcar nessa jornada também. Clique no banner abaixo e venha para O Nexxus!