Você já teve um sonho do qual tinha certeza já ter acordado, mas depois percebeu que ainda estava dormindo? Por mais estúpido que possa ter parecido, você simplesmente acordou depois e pensou “nossa, foi muito nítido, eu tinha total certeza de que estava acordado!” Pois bem, você não está sozinho. Você teve um falso despertar.
Talvez você tenha se levantado da cama, iniciado sua rotina matinal e saído de um café da manhã imaginário ou viajado para o trabalho para, depois, se encontrar de volta na cama. É frustrante, mas acontece com todos nós.
Se isso soa familiar, você gostará do artigo que preparei hoje, pois é justamente desse fenômeno que vou tratar: o falso despertar. E, é claro, vou abordar também a sua relação com os sonhos lúcidos.
Boa leitura!
O que são falsos despertares?
Os falsos despertares são geralmente sonhos vívidos nos quais você, por engano, sente que acordou.
E geralmente é só quando você acorda mais tarde – de verdade, desta vez – que você percebe que o seu despertar anterior era apenas um sonho (por isso, o nome “falso despertar”).
Parece confuso? Certamente pode ser, para muitas pessoas, inclusive como foi para mim, em várias ocasiões, há anos atrás.
Depois que eu comecei a estudar e praticar os sonhos lúcidos, os falsos despertares se tornaram menos regulares. No entanto, ainda assim, podem ocorrer de vez em quando.
Neste artigo, analisarei esse fenômeno chamado falso despertar e discutirei algumas maneiras possíveis de lidar com a situação que, para muitas pessoas, pode ser desagradável e até perturbadora.
Além disso, conduzindo o leitor à compreensão e importância dos sonhos lúcidos, também examinarei algumas técnicas interessantes que ajudarão a conscientizá-lo de que tudo não passa de um sonho.
Com isso, certamente você poderá usar os falsos despertares como uma porta de entrada para o fascinante mundo dos sonhos lúcidos.
Real demais para ser um sonho? Não tão cedo…
Uma das características fascinantes de um falso despertar é o quão realista ele pode parecer.
Portanto, mesmo que você tenha uma vaga percepção de que está em um sonho, o fato de estar sonhando com sua rotina normal pode impedir que você a questione, caindo na armadilha.
A experiência geralmente assume a forma de acordar e fazer algo familiar e normal. Por exemplo, você pode se vestir, ir ao banheiro ou sentar e tomar café da manhã.
É só quando você acorda de verdade que percebe que confundiu o que foi um sonho incrivelmente realista e vívido com o estado de vigília.
Os sonhos aninhados (ou, em outras palavras, um sonho dentro de um sonho)
Algumas pessoas experimentam mais de um episódio de falso despertar antes de, finalmente, acordar de verdade. Repetidos falsos despertares, uma espécie de boneca russa de sonhos, podem acontecer em uma noite.
Essa versão estendida de vários falsos despertares às vezes é chamada de sonhos aninhados ou, de uma forma mais clara, o famoso sonho dentro de um sonho. Afinal, quem nunca “sonhou que estava sonhando”, não é mesmo?
A princípio, tudo isso pode parecer o enredo improvável e fantasioso de filmes como A origem, grande conhecido dos onironautas. No entanto, os sonhos dentro dos sonhos acontecem e podem fazer com que você sinta que está preso dentro deles.
Mais uma vez, acalme-se: você não está sozinho!
Sonhar que você está sonhando, ou que está sonhando que está sonhando que está sonhando, sejam quantos sonhos podem estar aninhados, não fará que você fique preso. Também não é motivo para desespero.
Os falsos despertares podem parecer tão reais que, talvez, mesmo antes de acordar, você precise de certo tempo para se convencer por completo de que realmente vai tomar café da manhã. De verdade. Acordado mesmo.
Quais são as causas dos falsos despertares?
Cientificamente, até o momento, não há um consenso a respeito da causa do fenômeno.
Quando eu comecei a investigar as causas dos meus próprios episódios de falsos despertares, fiquei surpresa ao notar que havia pouquíssima documentação científica a respeito.
Assim, como se espelhassem sua própria natureza, as informações a respeito dos falsos despertares geralmente são baseadas em artigos e pesquisas a respeito de sonhos, sonhos lúcidos e distúrbios do sono.
De qualquer forma, hoje, podemos concluir que há duas causas básicas para um falso despertar.
1. Preocupação ou ansiedade
Se você está preocupado com algo em sua vida, está mais propenso a ter um falso despertar.
O que alguns especialistas em sono sugerem é que isso ocorre para que você possa “treinar” tal evento durante o sonho. Diante disso, seu cérebro pode sonhar em acordar, como se esse fosse o ponto de partida para o ensaio mental.
Por outro lado, alguns estudiosos acreditam que o excesso de ansiedade desempenha um papel fundamental nos sonhos. Isso quer dizer que, geralmente, quem se sente muito ansioso, dorme mal ou acorda muito durante a noite.
Toda essa ansiedade pode impulsionar um falso despertar.
2. Estado mental misto
Não se assuste com o título, pois isso apenas quer dizer que seu cérebro pode estar em mais de um estado de consciência ao mesmo tempo.
É possível que tanto a parte responsável por sonhar quanto a parte responsável por despertar a consciência estejam ativas simultaneamente.
Como é de se imaginar, tal estado pode levar a sonhos vívidos de aumento de consciência e sensação de despertar.
Além do mais, é válido dizer que alguns distúrbios do sono também podem levar a esse estado, bem como fatores ambientes, como ruídos externos repentinos.
Falso despertar ou paralisia do sono?
É comum que muitas pessoas confundam o falso despertar com a paralisia do sono. No entanto, estamos falando de dois fenômenos completamente distintos, sendo o segundo, geralmente, mais assustador para os iniciantes.
Durante a paralisia do sono, o seu corpo fica paralisado, realmente impossibilitado de se mover, enquanto seu cérebro está consciente de tudo o que acontece.
Eu já escrevi, aqui no blog, um guia completo sobre a paralisia do sono. Você pode clicar aqui para conferir e, sem dúvida, será mais fácil entender a diferença entre os dois fenômenos.
Então, de modo resumido, o que ocorre é o seguinte:
- Falso despertar: a sensação de ter acordado, mas ainda estar dormindo e sonhando;
- Paralisia do sono: sentir-se com o corpo paralisado, mas com a mente consciente.
Existe tratamento para o falso despertar?
Pessoas que não se sentem bem quando têm um falso despertar comumente procuram formas de evitar que a situação continue ocorrendo.
Diante disso, então, buscam por tratamentos para falsos despertares – embora, a princípio, essa não me pareça a palavra mais adequada, uma vez que não se trata de um problema ou doença.
Falsos despertares não são um indicador de distúrbios mentais ou algo do tipo. Na realidade, eles são até bastante comuns, ou seja, muitas pessoas experimentam essa sensação várias vezes durante suas vidas.
Para os casos em que o fenômeno se manifesta de forma frequente e angustiante, pode ser interessante conversar com um médico a respeito de cuidados primários, tais como o controle da ansiedade ou do estresse.
Pode ser que a melhor opção seja não se preocupar e tentar aceitar o falso despertar como parte normal dos sonhos.
Como alternativa, existem dois caminhos diferentes que você pode seguir em termos de autoajuda: tentar impedir que eles aconteçam ou usá-los como uma ferramenta para sonhos lúcidos.
Esses dois caminhos serão abordados a seguir.
2 formas de tratar os falsos despertares
Uma coisa é acordar de verdade depois de um falso despertar e ficar deitado na cama pensando em como a experiência foi estranha. É algo totalmente diferente de obter consciência ainda durante o sonho; nesse caso, o sonho é lúcido.
Como você obtém essa consciência? Você tenta acordar para se certificar de que está sonhando ou simplesmente sai correndo e vê o que acontece?
A resposta para a segunda pergunta é uma escolha pessoal. No entanto, também será ditada por qualquer nível de consciência que você puder alcançar.
Falaremos sobre isso com detalhes mais à frente.
Agora, então, vamos dar uma olhada em algumas técnicas a serem consideradas para a próxima vez que isso acontecer.
1. Acordando corretamente durante um falso despertar
Se você tiver um falso despertar, um momento de consciência dentro do sonho pode não acontecer. Geralmente, nesses casos, somos apenas como testemunhas de nossos sonhos, não um participante ativo.
Mesmo se você perceber que está sonhando, nem sempre consegue decidir que quer acordar. Porém, se você perceber que ainda está sonhando, aqui estão algumas ações que podem ajudá-lo a acordar de verdade:
- Diga a si mesmo que deseja acordar, como “Eu quero acordar agora!” – parece simples, mas é uma abordagem direta que funciona na maioria dos casos;
- Tente concentrar-se em mover um dedo do pé ou da mão. Assim que você ganhar o controle disso, amplie o movimento para a perna ou o braço, caso ainda não tenha conseguido acordar;
- Tente piscar rapidamente;
- Se houver um espelho no sonho, tente olhar para ele;
- Tente fazer algo com um movimento complexo como correr, pular ou dançar.
Todas essas técnicas, é claro, requerem um certo nível de consciência. Você pode tê-lo – ou não – durante um sonho.
Caso você esteja experimentando falsos despertares regularmente, você pode pensar nessas ações pouco antes de dormir para que seja mais fácil manifestá-las no sonho.
Um truque especial para acordar imediatamente
Aqui vai uma dica especial, algo que faço desde muito, muito pequena, e que sempre funciona quando eu quero acordar. É simples, basta seguir esses passos:
- Agora, na vigília, feche os olhos;
- Então, faça força para abri-los, direcionando-os para cima, como se fosse olhar para o céu, mas sem permitir que suas pálpebras se mexam;
- Você vai sentir uma leve pressão nos olhos;
- Agora, com essa sensação em mente, saiba que é isso que você deve repetir durante o sonho quando quiser acordar;
- No sonho, faça os movimentos acima: assim que você sentir a pressão nos olhos, você acordará.
Eu gostaria muito de ter um respaldo científico para provar que esse método funciona, mas, infelizmente, eu não tenho.
O que eu posso afirmar é que sempre funcionou comigo, desde que eu era realmente criança, ou seja, há pelo menos 20 anos, e funciona até hoje.
Já compartilhei essa técnica com muitas pessoas e funcionou para todas elas também. Pode (ou não) funcionar com você. Basta tentar!
2. Transformando o falso despertar em um sonho lúcido
Agora chegou o momento da diversão! Essa é, sem dúvida, a melhor parte desse artigo.
Se você é do tipo aventureiro, ou se simplesmente quer aprender mais coisas sobre si mesmo através das manifestações da sua mente subconsciente, a ideia de um sonho lúcido pode ser emocionante e intrigante.
Os falsos despertares são frequentemente relatados pelos estudiosos como uma grande porta para o mundo dos sonhos lúcidos.
De certa forma, é um conceito bastante direto. Ora, se o sonho lúcido se trata de obter a consciência de estar sonhando, então, é simples:
- Primeiro, você verifica se está sonhando: uma vez ciente disso, você elimina o falso despertar;
- Depois disso, com plena consciência, você simplesmente fica livre para explorar o sonho lúcido da maneira que achar mais interessante.
Pode ser que você emperre logo no primeiro passo.
Afinal, como verificar se você está sonhando?
A partir de um conceito básico dos sonhos lúcidos: questionar sua realidade durante o estado de vigília.
E como você faz isso?
Com os reality checks.
Reality checks: afinal, estou sonhando ou estou acordado?
Estudiosos já confirmaram: os reality checks são essenciais para quem deseja ter sonhos lúcidos.
O reality check, ou a checagem de realidade, como também podemos chamar, consiste em uma ação que fazemos durante a vigília – e, posteriormente, durante os sonhos – para que possamos saber de qual lado estamos, ou seja, do lado “acordado” ou do lado “dormindo e sonhando”.
Para Stephen LaBerge, psicofisiologista e líder no estudo científico sobre sonhos lúcidos, é como criar uma ponte entre os dois mundos.
Em seu livro Exploring the world of lucid dreaming, LaBerge afirma:
“A importância de fazer checagens de realidade em situações de sonho é que, em sonhos lúcidos, a pergunta crítica geralmente é feita em situações semelhantes àquelas em que foi feita durante o dia. Fazer a pergunta na hora de dormir e ao adormecer também é favorável.”
Para que funcione, você precisa escolher um reality check e, então, fazê-lo pelo menos umas 20 vezes ao longo do dia no estado de vigília. Isso vai habituar o seu cérebro a fazer a checagem durante o sonho também.
É simples: se o reality check funcionar, você está acordado; se falhar, você está dormindo.
Em outras palavras, se o reality check mostrar algo impossível de acontecer no estado de vigília, naturalmente você está sonhando.
4 reality checks para você começar a fazer hoje
Escute meu conselho: quanto mais cedo você começar a fazer os reality checks, maiores serão suas chances de ter sonhos lúcidos.
Há outros pontos essenciais também, como o diário de sonhos, mas isso é assunto para outro artigo.
Um dos reality checks mais conhecidos e praticados pela comunidade onironauta consiste em tentar atravessar a palma de uma das mãos com os dedos da outra.
Obviamente, se você conseguir, você está sonhando, pois tal ação é impossível na vigília.
Essa premissa é válida para todos os reality checks listados abaixo.
- Olhar para um relógio e verificar se os ponteiros giram em sentido horário (acordado) ou anti-horário (sonhando);
- Tentar ler uma palavra ou frase e verificar se as letras permanecem no lugar (acordado) ou se ficam embaralhadas (sonhando);
- Olhar para os seus pés e verificar se eles estão firmes no chão (acordado) ou flutuando (sonhando);
- Olhar para um espelho e verificar se seu reflexo está normal (acordado) ou se você vê alguém diferente (sonhando).
É importante que, ao fazer o reality check durante a vigília ou durante o sonho, você se questione (mentalmente ou em voz alta): “Estou acordado ou estou sonhando?”
Parece tolo, mas é justamente isso que vai treinar seu cérebro.
Assim, ficará muito mais fácil ganhar consciência durante o sonho, evitando os falsos despertares e, melhor ainda, podendo explorar um mundo infinito de possibilidades através do sonho lúcido.
Sonho lúcido e controle do sonho são a mesma coisa?
Essa é uma dúvida muito comum entre os onironautas iniciantes.
Não, sonho lúcido e controle do sonho não são a mesma coisa.
Ter um sonho lúcido é ter a consciência de estar sonhando. Por outro lado, como o próprio nome indica, controle do sonho é o poder de comandar a narrativa do mesmo.
É possível ter um sonho lúcido, mas não conseguir controlá-lo. Porém, só é possível controlar um sonho ao estar lúcido.
Dessa forma, o controle do sonho depende do sonho lúcido, mas o sonho lúcido é independente.
É possível evitar falsos despertares?
Existem algumas técnicas que podem ajudá-lo a evitar o fenômeno do falso despertar. No entanto, saiba que não é garantido que essas dicas suspendam por completo seus falsos despertares.
Algumas coisas que você pode tentar e que, inclusive, podem proporcionar melhores noites de sono, são:
- Evite cafeína e estimulantes perto da hora de dormir;
- Evite álcool perto da hora de dormir;
- Faça exercícios regularmente;
- Não coma alimentos muito pesados durante a noite;
- Mantenha um padrão de sono, ou seja, procure dormir e acordar sempre no mesmo horário;
- Tente acalmar sua mente antes de ir para a cama. Músicas relaxantes podem ajudar. Eu tenho uma playlist ótima para isso no Spotify. Veja abaixo e não esqueça de favoritar para não perder!
Quais benefícios os sonhos lúcidos podem trazer?
A lista de benefícios dos sonhos lúcidos é realmente imensa. Eu poderia dedicar um artigo inteiro ao assunto – em breve, farei isso.
Por ora, confira 9 notáveis benefícios que os sonhos lúcidos podem trazer para a sua vida:
- Mais criatividade e autoconfiança;
- Superação de medos;
- Ressignificação de traumas;
- Fazer coisas impossíveis, loucas ou proibidas (isso é bom demais!);
- Encontrar pessoas especiais;
- Habilidades melhoradas;
- Mais consciência;
- Menos estresse;
- Uma conversa verdadeira e profunda com o seu subconsciente.
É hora de ter os melhores sonhos lúcidos da sua vida
Você já teve um falso despertar ou uma série de sonhos aninhados? O que aconteceu e como foi? Você já teve uma experiência na qual um falso despertar conduziu a um sonho lúcido inesquecível?
Compartilhe suas histórias, pensamentos e dúvidas no espaço de comentários abaixo. Assim, outros leitores poderão contribuir também com seus pontos de vista, tornando a discussão sobre o fenômeno do falso despertar mais interessante para todos.
E se você tem interesse em sonhos lúcidos, vai gostar de saber que, depois de estudar o assunto por mais de 7 anos, eu desenvolvi um método 97% eficaz, testado por 85 voluntários, para que você possa ter o seu primeiro sonho lúcido em até 20 dias.
82 desses voluntários tiveram seu primeiro sonho lúcido no tempo proposto pelo método.
Os resultados podem variar de pessoa para pessoa, é claro, mas as suas chances são enormes.
E você não tem nada a perder: se você não tiver seu primeiro sonho lúcido em 20 dias, ainda te dou mais 10 dias para continuar tentando. Assim, se em 30 dias você não conseguir, é só pedir o valor do seu investimento de volta.
Clique no banner abaixo e venha comigo nessa jornada!
Super interessante, estou com frequência tendo o “falso despertar” só q nesse falso despertar estou tão “crente” q estou acordado q em determinado momento percebo q ainda eh um sonho q eu forço a querer acordar dando “gritos no sonho “ acorda acorda , e tem momentos que demoro a querer acordar como se fosse ficar preso ali no sonho , isso tem me causado muita perturbação mental , uma sensação de medo como se eu fosse ficar preso naquela “realidade”
Olá, Israel.
Obrigada pelo seu comentário.
O primeiro passo é tentar manter a calma. Quanto mais você ficar desesperado, mais difícil vai ser acordar de fato.
Dê uma olhada nas minhas instruções do tópico “Um truque especial para acordar imediatamente” aqui no artigo. Pode ajudar você!
Até breve.