A temida paralisia do sono é muito conhecida entre as pessoas. Se você não sabe muito sobre esse fenômeno, está na hora de descobrir um pouco melhor a respeito desse estado.
Dentre as diversas causas da paralisia do sono e dos tratamentos para paralisia do sono, aqui você também irá conhecer seus sintomas. Assim, você poderá entender melhor como funciona esse estado e como melhorar seu sono.
Aliás, esse estado natural do ser humano pode ser controlado através de sonhos lúcidos. Ao contrário do que muitos pensam, estes sonhos podem ser a solução de diversos problemas para o sono.
Por exemplo, a experiência tátil pode ser uma forma de se começar a trabalhar os sonhos, porque ajudam no controle dos mesmos.
No entanto, mesmo para se compreender o que é a paralisia do sono e como os sonhos lúcidos podem ajudar, é preciso entender as causas da paralisia do sono. Somente depois de compreender como ela é e como diagnosticar esse fenômeno tão incomum, é que se consegue tratar a paralisia sem maiores problemas.
Não há nada a temer a respeito dos tratamentos para paralisia do sono, quaisquer que eles sejam.
Conheça agora tudo sobre esse estado do ser humano durante o sono. A leitura será bastante esclarecedora!
O que é a paralisia do sono?
Se você está lendo esse artigo, mas ainda não tem noção nenhuma sobre o que é a paralisia do sono, não se preocupe.
Ainda que esse fenômeno seja bastante conhecido, nem todos entendem exatamente de que se trata esse estado. Aliás, a grande maioria das pessoas pode ter vivenciado a paralisia do sono sem saber o que realmente aconteceu.
Dessa maneira, a paralisia do sono é uma sensação de impotência total sobre o seu corpo. Acontece em um dos ciclos do sono que temos durante a noite.
A paralisia do sono frequente é menos incomum, mas se ocorrer em demasia, indica outros problemas. Contudo, qualquer pessoa pode experimentar a paralisia em qualquer momento.
É comum que ocorra com jovens de 25 a 35 anos. Aliás, sua incidência maior é entre estudantes com sonos irregulares.
De qualquer maneira, a sensação da paralisia no sono é aterrorizante para qualquer pessoa. Sobretudo para quem nunca vivenciou esse fenômeno – e é exatamente por isso que os sonhos lúcidos podem ser uma ótima escapatória.
Assim sendo, a paralisia do sono é quando nossa mente e corpo não estão conectados durante o sono. Isso porque, em um dos ciclos REM, pode ser que a sua mente desperte antes do seu corpo, o que causa a paralisia.
Isto posto, a paralisia nada mais é que seu corpo dormindo enquanto sua mente está acordada.
No entanto, a mente pode se deixar enganar e continuar dentro do ciclo REM mesmo que você esteja desperto. Isso deixa seu corpo paralisado e traz a sensação aterrorizante de descontrole sobre o corpo.
Dessa maneira, o que muitas pessoas descrevem como estar preso dentro do próprio corpo, é conhecido como paralisia do sono. Se você não souber como controlar, os tratamentos para paralisia do sono não serão eficazes de maneira alguma.
O que significa ter paralisia do sono?
A paralisia do sono pode render uma noite de terror e tanto, aliás, pode render diversos relatos de terror e que podem piorar quadros neuro atípicos.
A partir desse entendimento, síndrome do pânico, ansiedade e depressão podem agravar o quadro da paralisia do sono frequente.
Por outro lado, você pode começar a desenvolver qualquer um desses transtornos se não aprender a lidar com a paralisia do sono.
Por não compreenderem que se trata de um episódio natural, muitas pessoas começam a atribuir à paralisia do sono um significado espiritual.
Isso ocorre porque, nesse estado de paralisia, a nossa mente tende a compreender algumas informações de maneira diferenciada. Assim, algumas alucinações do sono podem ocorrer durante o episódio.
Essas alucinações também são completamente normais e é apenas uma forma do seu corpo responder aos estímulos exteriores.
Ainda assim, durante um episódio de paralisia do sono, pode parecer que há alguém ao seu lado, perseguindo você ou te aterrorizando. Não é preciso ter medo de nada disso, pois por mais real que pareça, não se trata de um pesadelo ou de assombrações.
Acontece que, na teoria, é muito fácil falar que não se trata de um problema pior do que parece. Ainda assim, tenha consciência que as causas da paralisia do sono e o acontecimento são um estado natural do ser humano.
A fase REM do sono
Ao compreender que a paralisia se trata de nosso corpo e mente desconectados, é preciso entender como isso ocorre. Isso porque esse episódio acontece de uma maneira bem peculiar em relação a uma das várias fases do sono.
A fase REM é quando temos o movimento involuntário dos olhos.
A partir do momento em que essa transição falha, e estamos entrando ou saindo dessa fase, a mente se torna consciente, mas o corpo não. A desconexão, então, ocorre, e você passa a ter a sensação de que não tem controle do seu corpo.
Isso acontece porque ele ainda está dormindo e sua mente ainda não percebeu que você está em plena consciência de tudo ao seu redor. Essa fase REM então continua a acontecer naturalmente enquanto você se desespera e passa por alguns minutos de terror.
O tempo para retomar a consciência varia de pessoa para pessoa e somente alguns métodos podem ajudar a tratar a paralisia. Seja para evitar ou para tratar de traumas advindos dela, vale a pena conhecer tratamentos para paralisia do sono.
Entendendo que se trata de algo natural
Nos dias atuais, a medicina pode oferecer inúmeros tratamentos para paralisia do sono.
No entanto, é preciso, inicialmente, ter em mente que a teoria precisa ser entendida em sua totalidade. Afinal, não há nada a temer em relação a esse estado natural.
Especialmente quando se fala de maneira mais científica, a paralisia do sono é considerada algo normal.
Antes de tudo, é preciso entender que, por mais aterrorizante e por mais que a paralisia frequente seja assustadora, ela não pode matar. Não há casos clínicos de morte constatados por conta desse estado, uma vez que o corpo acorda eventualmente.
Aliás, o estado de paralisia não dura muito tempo, porque sua mente pode se recuperar rapidamente. A paralisia do sono é quase como o espasmo hípnico: pode assustar, porém, é completamente inofensivo para o físico.
No entanto, é preciso ressaltar novamente que se o quadro de paralisia do sono frequente acontecer sem controle e diagnóstico, a pessoa tende a desenvolver outros problemas. Esses outros problemas, já citados anteriormente, podem ser piores que os minutos de paralisia no sono.
Portanto, é preciso compreender que a paralisia é algo natural e que pode oferecer um bom tratamento. Ao saber disso, você começa a compreender que não há nada a temer a respeito desse fenômeno.
Aliás, a lucidez nos sonhos pode ajudar nessa questão para que você tenha menos episódios de paralisia no sono.
Ainda não sabe como ter sonhos lúcidos? Vem comigo que eu explico!
O terror na paralisia: as alucinações
Ainda que a paralisia do sono seja algo natural, a prática pode ser assustadora. Isso porque, como nossa mente e nosso corpo não estão conectados, nosso cérebro interpreta os sinais de outra maneira.
Nossas batidas do coração podem parecer passos de alguém vindo em nossa direção. Nossa respiração irregular pode parecer como um sussurro de algo sobrenatural. Além do mais, pode parecer que algo nos prende em nossa própria cama.
Contudo, todos esses sintomas principais são apenas uma forma errada de interpretação do cérebro.
Ter uma paralisia do sono é o equivalente a um pesadelo, mas enquanto você está lúcido. É exatamente por esse motivo que os sonhos lúcidos podem realmente ajudar no controle desse estado.
De qualquer forma, é preciso ressaltar que ainda que seja comum entre os brasileiros, a paralisia no sono, quando ocorre regularmente, precisa de um diagnóstico médico.
Ou seja, se você tem episódios de paralisia do sono em demasia, indica-se procurar um especialista para que você compreenda como ela ocorre e a frequência, verificando se está tudo normal com seu estado de saúde.
Geralmente a paralisia ocorre por conta de outras causas que não apenas doenças neuro atípicas. Portanto, pode ficar tranquilo, porque isso não significa necessariamente que você tem depressão ou ansiedade, por exemplo.
A paralisia durante o sono é assustadora por conta dessa interpretação equivocada e por conta do medo que conduz o ser humano.
Quando em estado de alerta, o corpo se contrai mais ainda e tendemos a paralisar. Se o nosso corpo ainda não está desperto, o desespero pode piorar o quadro da paralisia.
Para entender melhor as alucinações do sono
Uma vez que você compreende que a paralisia do sono ocorre por conta de uma ineficácia do ciclo REM, fica fácil compreender as alucinações do sono.
Como o nosso corpo para de responder à nossa mente de maneira satisfatória, nós começamos a viver um pesadelo acordados.
O problema é que sua mente ainda não compreendeu que está acordada, porque o seu corpo ainda está dormindo. Assim, os sons, as formas e as cores que você percebe nesse estado são interpretadas de maneira equivocada.
As alucinações podem ocorrer antes ou depois dessa transição do ciclo do sono conhecida como REM.
A saber: as alucinações hipnagógicas são as que ocorrem antes de entrar nesse ciclo. Por outro lado, as alucinações hipnopômpicas são as que ocorrem depois.
Ambas têm basicamente o mesmo efeito, mas apenas a que ocorre depois consegue ser mais assustadora. Isso porque o estado de paralisia agrava a percepção e causa um medo ainda maior. Esse medo, no entanto, só piora o quadro das alucinações do sono.
Se você acordar durante as transições, o seu corpo ainda estará dormindo e você poderá ter a paralisia do sono. Entender isso é muito importante para saber que a paralisia não é um problema tão grave, já que é apenas uma reação natural do corpo.
No entanto, por que isso ocorre e por que a transição não é feita de maneira suave e sem esses enganos, ainda é um mistério para a ciência.
Por conta desse desconhecimento e porque nossa mente interpreta as coisas ao nosso redor de maneira equivocada, a paralisia no sono se torna assustadora.
Os sintomas principais da paralisia são a angústia e o medo, que agravam o quadro das alucinações.
Por que o corpo fica travado?
Ainda que as alucinações do sono agravem o quadro de paralisia no sono, isso ainda não explica por qual motivo o corpo trava. Na realidade, a explicação para esse acontecimento é muito simples e norteia toda essa matéria: é natural.
Para evitar que nosso corpo continue a trabalhar enquanto a mente descansa e tenta decodificar todas as informações armazenadas, o corpo entra nesse estado.
Assim, nosso próprio cérebro coloca o corpo nessa posição, permitindo que a respiração e os batimentos continuem a funcionar tranquilamente.
De qualquer maneira, não é você quem está controlando essas informações voluntariamente.
O seu corpo está em um estado de descanso para que seu cérebro consiga descansar e armazenar as informações com calma. Sendo assim, a sua mente não precisa se preocupar com nada ao redor.
No entanto, a mente trabalha de uma maneira tão inteligente que, mesmo que não pareça, você ainda está atento. Os sons e a percepção de luzes ao seu redor ainda estão funcionando perfeitamente, mesmo que você não saiba.
É exatamente por esse motivo que, mesmo no estado de descanso, você consegue acordar com o despertador. Se ocorrer um incêndio, é por conta desse estado de descanso-alerta que você sente o cheiro e seu corpo consegue reagir.
Ainda assim, o corpo só acorda desse estado quando a mente permite. A paralisia acontece quando a mente acordou antes do corpo e ainda está naquele estado de descanso. É por isso que parece que você está tendo um pesadelo com as informações que chegam até você.
O corpo permanece no estado de descanso e, portanto, não se mexe. Ele fica travado porque a mente pensa que você ainda está dormindo e nenhum movimento indica que você está consciente por conta dessa falha na transição do ciclo REM.
Causas da paralisia do sono
A partir do momento que você compreendeu os tópicos anteriores e sabe como pode ser assustador uma paralisia, mesmo que natural, você deve querer evitar. Isso indica que é possível evitar uma paralisia antes mesmo que ela ocorra.
Bem, é muito simples de entender como cuidar de nosso corpo para que esses pequenos minutos de terror não ocorram com frequência. Logo, é preciso ter consciência de que, no seu dia a dia, você precisa se cuidar.
Não apenas alimentação e uma rotina saudável de exercícios, é preciso controlar os níveis de estresse. Também é necessário entender que dormir é importante, e dormir bem.
Logo, não adianta nada dormir de oito a nove horas, como é o recomendado, e não dormir bem.
Dormir mal é uma das principais causas da paralisia do sono e pode ser a causadora em 80% dos casos totais. Aliás, muitos distúrbios do sono podem ser desenvolvidos por conta do sono irregular.
Dessa maneira, é preciso estar atento quanto aos níveis de estresse e ansiedade do seu corpo. Relaxar antes de dormir é essencial e evitar eletrônicos pode ajudar a melhorar o sono.
Outro ponto importante é tentar dormir sempre no mesmo horário e acordar no mesmo horário.
Como a rotina de nosso dia a dia pode ser bem imprevisível, é preciso tentar deixar o sono próximo a esses horários. Logo, nada de dormir um dia às oito da noite, e no outro, às duas da manhã, e seguir nesse ciclo irregular.
Em algum momento, a paralisia irá acontecer e você pode não entender o que está acontecendo. Entender como funciona o seu sono e como cuidar para que ele fique bem é um dos tratamentos mais comuns para paralisia.
Tratamentos para paralisia do sono
Ao considerar tudo o que foi dito no tópico anterior, é de se imaginar que apenas cuidar do sono evita a paralisia.
No entanto, também vimos que essa transição ocorre, muitas vezes, por algo imprevisível, mesmo dormindo bem.
Assim sendo, se a paralisia do sono frequente começar a te preocupar, é o momento de procurar por tratamentos para paralisia do sono.
É preciso ressaltar apenas que, diferente do tratamento de apneia do sono, não há uma máquina que controle isso.
Aliás, nenhuma máquina pode evitar a paralisia de ocorrer. Está sendo enganada a pessoa que comprar qualquer máquina ou utensílio que prometa acabar com a paralisia de uma vez por todas.
O único modo de tratar esse problema de maneira frequente é através de uma mente equilibrada.
Para tanto, você pode recorrer aos sonhos lúcidos ou a um psicólogo. O ideal é que você junte a ajuda médica e especializada com os sonhos lúcidos.
Uma vez que eles podem ajudar a evitar a paralisia, você mesmo consegue evitar que sua mente fique desconectada do corpo.
Sendo assim, a paralisia deixa de ocorrer a partir do momento que você tem controle de tudo o que ocorre durante essa fase do sono. Contudo, é preciso ter disciplina e entender como funciona exatamente a lucidez durante os sonhos.
Para efeito de dúvidas gerais, você pode ficar tranquilo se pensa que isso altera o seu ciclo do sono.
O seu corpo continua a descansar e a sua mente continua a fazer tudo o que faria enquanto você está nesse modo de descanso. A única diferença é que o seu sonho será lúcido e você se lembrará dele com mais facilidade.
Isso ajuda, e muito, a evitar que um novo episódio de paralisia do sono ocorra.
Controlando e saindo da paralisia do sono
Mesmo com tratamentos e técnicas, uma vez ou outra, um episódio pode ocorrer. Afinal, é uma forma natural de reação do nosso corpo em relação aos estímulos diversos do exterior.
Como essa transição não é explicada de forma satisfatória e ainda desconhecida, nem os médicos podem evitar a paralisia.
Assim, diante de qualquer episódio, é preciso manter a calma. Se você perceber a angústia e o terror de um corpo que não se move, bem como alucinações diversas, apenas fique calmo.
Parece muito fácil apenas dizer isso, mas o desespero oferece o efeito totalmente reverso.
É preciso tentar acalmar a respiração, mesmo que não sinta a garganta ou os pulmões. Em nenhum momento o seu corpo para de funcionar, então, é preciso ter isso em mente para evitar o desespero.
Quanto mais você tentar gritar, menos a sua voz irá sair. Quanto mais você tentar se mover, mais enrijecido seu corpo parecerá.
Tente acordar seu corpo aos poucos. Lentamente, mexa os dedos das mãos ou dos pés, tente recobrar os sentidos aos poucos. Assim, tente ouvir com calma o mundo ao seu redor e você irá sentir o seu corpo acordando aos poucos.
Quando sua mente entender que você está consciente, o estado de paralisia se encerra. Todos os seus sentidos são recobrados imediatamente e você ganha total controle de seu corpo.
Por esse motivo, a lucidez no sonho é uma das grandes aliadas para diminuir os episódios de paralisia.
Com a lucidez no sonho, você evita que o seu corpo continue a dormir enquanto sua mente está desperta. Isso porque você trabalhará em conjunto com sua mente o tempo inteiro.
O lado positivo dos sonhos lúcidos
Depois de compreender o que é a paralisia do sono e como a privação do sono pode ser prejudicial para a sua saúde, é preciso compreender melhor o sonho lúcido.
O sonho lúcido é uma solução alternativa e nada invasiva para tratar a sua mente. Na verdade, é uma forma de se conectar mais consigo mesmo através do que o seu subconsciente manifesta nos sonhos.
Os sonhos lúcidos ajudam você a equilibrar sua mente e evitam que as transições do ciclo REM ocorram de maneira tão brusca. Afinal, você terá a lucidez nos seus sonhos e não acordará assustado entre essas transições e suas falhas.
Os sonhos lúcidos foram comprovados cientificamente em 1975 pelo psicólogo Keith Hearne.
Em 1978, Stephen LaBerge, psicofisiologista, conduziu novos experimentos e as comprovações científicas de consciência durante o sonho ganharam popularidade.
Ter sonhos lúcidos com frequência permite acessar níveis profundos de sua mente subconsciente, trazendo uma série de benefícios.
Como ter sonhos lúcidos?
Com efeito calmante e tendo a consciência daquilo que vivenciamos nos sonhos, a lucidez onírica pode transformar nossa vida no estado de vigília.
Dessa forma, os sonhos lúcidos podem ser de ótima ajuda para vencer traumas, por exemplo.
Ainda que a paralisia seja um estado natural do ser humano, há muitos traumas que envolvem essa experiência.
A sensação de perda de controle do seu corpo, a falta de ar e o medo presente durante o processo podem causar danos traumáticos em qualquer um.
Então, mesmo que a experiência não seja sobrenatural, a pessoa pode desenvolver medos inexplicáveis e ter dificuldades para dormir. Isso tudo só torna mais provável que a paralisia do sono continue acontecendo.
A partir disso, a pessoa pode desenvolver síndromes e pânico total. Como a lucidez dos sonhos pode ajudar a combater esses traumas e ainda evitar que a paralisia aconteça com tanta frequência, o método pode ajudar qualquer pessoa que esteja disposta a aprender.
Ao servir como uma sessão de terapia feita sob medida e por você mesmo, o método pode melhorar o seu sono.
Depois de 7 anos estudando o assunto, desenvolvi um método para que você tenha seu primeiro sonho lúcido em até 20 dias.
Para perder seus medos, ser uma pessoa mais criativa e combater o estresse diário, é preciso despertar.
O sonho lúcido pode ajudar com isso e ainda evitar novos traumas, trabalhando a partir da sua consciência e do que você considera melhor para você.
Para uma vida muito mais interessante e feliz, bem como para reduzir os episódios de paralisia do sono, basta começar hoje mesmo. Embarque nessa jornada e torne-se um sonhador lúcido clicando no banner abaixo!