Há uma série de métodos que podem ser utilizados para induzir sonhos lúcidos. Mas você sabia que pesquisadores descobriram que, na realidade, um remédio também pode fazer isso? É nesse ponto que galantamina e sonhos lúcidos se relacionam – e é esse o nosso assunto de hoje.
Antes de qualquer coisa, é importante deixar claro que esta matéria tem unicamente caráter informativo.
Eu, particularmente, nunca fiz uso da galantamina (nem para induzir sonhos lúcidos, nem para qualquer outra coisa), portanto, as informações que vou apresentar aqui são baseadas em pesquisas e estudos científicos, não em experiências pessoais.
Além disso, como todo medicamento, a galantamina é uma droga, assim, deve ser utilizada apenas sob orientação médica.
Bem, se você está curioso para saber mais sobre galantamina e sonhos lúcidos, vamos ao que interessa: conhecer a “pílula de indução de sonhos lúcidos”.
Uma breve introdução aos sonhos lúcidos
Se você já está familiarizado com o assunto, pode pular este tópico. Mas acho importante contextualizar melhor para quem está chegando ao universo dos sonhos lúcidos agora.
Os sonhos lúcidos são incríveis, mágicos, impressionantes. Mas, talvez, o aspecto mais fantástico sobre o fenômeno seja o nível de realidade que os sonhos lúcidos podem apresentar.
Um sonho lúcido é um sonho onde o sonhador sabe que está sonhando. Embora um sonho lúcido possa ser controlado, é possível ter um sonho lúcido e não controlá-lo, ou seja, a ocorrência do sonho lúcido não garante (e não é a mesma coisa) que o controle dos sonhos.
Resumidamente: ter um sonho lúcido é perceber, ainda dentro do sonho, que se está sonhando.
O que o estudo do Lucidity Institute do Havaí descobriu sobre a galantamina?
Cientistas do Instituto Lucidity, no Havaí, ao lado de pesquisadores da Universidade de Wisconsin-Madison, promoveram um estudo em 2018 a fim de investigar como substâncias químicas chamadas inibidores de acetilcolinesterase (AChEls) poderiam induzir e aumentar a ocorrência dos sonhos lúcidos.
Para isso, eles recrutaram 121 participantes a fim de observar o efeito que um medicamento utilizado para tratar o declínio da memória em pacientes com doença de Alzheimer (um AChEI de ação rápida) teria na ocorrência de sonhos lúcidos.
Os participantes do estudo não eram pessoas comuns, mas sim entusiastas já envolvidos com os sonhos lúcidos e que também já tinham alguma prática em outros métodos de indução, mais especificamente a técnica MILD, que seria utilizada no estudo em conjunto com a galantamina.
O protocolo e os resultados
Por 3 noites consecutivas, os voluntários tomaram três pílulas: na primeira noite, um placebo; na segunda noite, 4 mg de galantamina; na terceira noite, 8 mg.
Os participantes, então, deitavam-se para dormir e acordavam 4 horas e meia depois, colocando em prática a técnica MILD, ingerindo a pílula e voltando a dormir.
Os resultados mostraram que a combinação da técnica MILD com a medicação para tratar Alzheimer ajudou a desencadear sonhos lúcidos, com resultados mais expressivos nas doses maiores:
- 14% dos participantes relataram um sonho lúcido ao tomarem o placebo “ativo” na primeira noite (embora a pílula não contivesse galantamina, eles utilizaram a técnica MILD);
- 27% dos participantes relataram um sonho lúcido na segunda noite, com a técnica MILD + 4 mg de galantamina;
- Por fim, 42% dos participantes tiveram um sonho lúcido na terceira noite, combinando a técnica MILD e 8 mg de galantamina.
Assim, 57% dos participantes (69 dentre os 121 voluntários) tiveram um sonho lúcido com sucesso em pelo menos uma das noites.
Trata-se de um dos métodos de maior eficácia, até o momento, de indução de sonhos lúcidos, o que pode ajudar a torná-los acessíveis para mais pessoas.
Mas, afinal, qual é a ação da galantamina?
O mecanismo pelo qual a inibição da AChE resulta em sonhos lúcidos ainda não é compreendido.
Os inibidores da acetilcolinesterase (AChEls) inibem a inativação metabólica normal do neurotransmissor acetilcolina (ACh) pela inibição da enzima acetilcolinesterase (AChE), levando ao acúmulo de ACh.
Sabe-se que a ACh e seus agonistas, assim como a AChE e seus inibidores/antagonistas, estão envolvidos com o sono REM.
Especificamente, as evidências sugerem que o sono REM é modulado pela acetilcolina e controlado por neurônios colinérgicos no tronco cerebral – e, como sabemos, os sonhos lúcidos acontecem com mais frequência durante o sono REM.
Notavelmente, os AChEls também são comumente usados para melhorar a memória em pacientes que sofrem de doença de Alzheimer e mostraram-se promissores no gerenciamento dos sintomas de comprometimento cognitivo leve.
A galantamina pertence a uma classe de medicamentos que inclui donepezil (Eranz®) e rivastigmina (Exelon®), que são frequentemente associados ao efeito colateral relatado de aumento da vivacidade ou intensidade dos sonhos.
Quais os benefícios do sonho lúcido?
Para muitas pessoas, os sonhos lúcidos podem estar relacionados apenas à diversão e aventuras ilimitadas. Mas, na realidade, os sonhadores lúcidos mais experientes sabem que é possível ir muito além quando se está no estado lúcido.
Ocorre que as grandes pesquisas envolvendo sonhos lúcidos não têm apenas um interesse lúdico por trás delas. Ou seja, psicólogos e especialistas acreditam que muitos medos e traumas que temos, se manifestam em nossos sonhos.
Os sonhos lúcidos são uma manifestação da nossa psique, porém, quando tomamos consciência de estarmos sonhando, podemos vivenciar tudo aquilo de forma diferente, reconhecendo e enfrentando as barreiras que se manifestam na nossa vida desperta.
Em outras palavras, o sonho lúcido é um método, uma ferramenta de transformação, já que sabemos que o perigo que enfrentamos não é real e, portanto, podemos utilizar todo o espaço que temos (que, nos sonhos, é ilimitado) para evoluir, aprender, superar traumas e vencer medos.
O psicólogo Denholm Aspy, da Universidade de Adelaide, na Austrália, que não estava envolvido no estudo, disse que a descoberta que associa galantamina e sonhos lúcidos apresenta uma taxa de sucesso incrível, permitindo avançar com mais segurança nas pesquisas sobre sonhos lúcidos.
Enfim, além de ajudar as pessoas a desfrutarem de sonhos fantásticos, a pesquisa também pode ajudar a explicar as ligações entre os sonhos lúcidos e a consciência, bem como auxiliar as pessoas a enfrentarem seus medos e processarem traumas enquanto dormem com segurança.
Galantamina no Brasil
Até o momento, no Brasil, a droga é vendida apenas com prescrição médica, sendo regulamentada como medicamento, ao contrário do que acontece nos Estados Unidos, onde é possível obter a galantamina livremente em forma de suplemento.
Enquanto os estudos não avançam e não podemos obter a galantamina tão facilmente, outros métodos podem ser utilizados para aumentar a ocorrência dos sonhos lúcidos.
Se você chegou até aqui e nutre um profundo interesse pelo assunto, quero convidá-lo a conhecer o método O Nexxus, que eu desenvolvi ao longo de 2 anos, após mais de 7 anos de estudo, para você ter seu primeiro sonho lúcido em até 20 dias.
Durante a criação, 85 voluntários testaram o método e 82 deles obtiveram sucesso. São 20 capítulos, 20 exercícios diários e uma eficácia de mais de 97%. Dezenas de pessoas que utilizaram o método também obtiveram resultados satisfatórios, como você pode ver aqui.
De qualquer forma, é importante mencionar que os resultados podem variar de pessoa para pessoa, mas você não tem nada a perder.
Se você não tiver seu primeiro sonho lúcido em 20 dias, ainda te dou mais 10 dias para continuar tentando. Assim, se em 30 dias você não conseguir, é só pedir o valor do seu investimento de volta.
Clique no banner abaixo e garanta seu acesso!